PSOL PEDE INVESTIGAÇÃO DA PGR CONTRA MINISTRO DA EDUCAÇÃO
MENDONÇA QUER RESPONSABILIZAR ENTIDADES POR DESPESAS CAUSADAS PELAS INVASÕES
MENDONÇA QUER RESPONSABILIZAR ENTIDADES POR DESPESAS CAUSADAS PELAS INVASÕES
A bancada do PSOL na Câmara alega que a ocupação em escolas e universidades e, por consequência, o adiamento da prova, são consequências da atitude do ministro, que teria se recusado a negociar. Na avaliação do partido, ao responsabilizar as entidades pela não realização do exame, Mendonça tentou colocar “estudantes contra estudantes”.
“Se alguém tem que devolver R$ 15 milhões aos cofres públicos, é o ministro da Educação, que foi o verdadeiro responsável pela não realização do Enem”, afirmou em nota o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), um dos parlamentares que assina a representação. O PSOL afirma que as reivindicações dos estudantes são justas e as ocupações legítimas.
Estudantes ocuparam escolas e universidades em protesto contra a PEC que cria um teto de gastos, a Medida Provisória que reformula o Ensino Médio e o projeto de lei da chamada “escola sem partido”. As propostas estão em tramitação no Congresso Nacional. Em balanço divulgado na quinta, a União Nacional dos Estudantes (UNE) contabilizou 194 instituições de ensino superior ocupadas em todo o País.
Críticas
Nesta semana, o presidente Michel Temer disse ser contra o protesto e afirmou que não dá importância para as ocupações. “As pessoas ocupam fisicamente, entram nas escolas, mas se você for perguntar exatamente sobre o que estão combatendo, quais são os dispositivos do texto legal que estão sendo combatidos, não sei se todo mundo conhece, não”, declarou.
O presidente reiterou que os estudantes que não conseguiram fazer o Enem por causa das ocupações têm a alternativa de uma nova data para a prova. “Portanto, ninguém terá prejuízo, sem embargo dos chamados ocupantes terem prejudicado muito os que desejariam fazer as provas”, criticou.
(AE)

Nenhum comentário:
Postar um comentário