Foguetes atingem base iraquiana usada por soldados americanos
Vista aérea da base de Balad, no IraqueFoto: Quentin Johson/US Army
Quatro soldados iraquianos ficaram feridos, segundo o Exército iraquiano
Quase todas as tropas americanas já deixaram essa base localizada em Balad, após uma escalada entre os Estados Unidos e o Irã. "Restam apenas quinze soldados americanos e um avião em Balad", assegurou à AFP uma fonte militar iraquiana.
Autoridades da segurança iraquiana haviam dito anteriormente à AFP que 90% dos funcionários americanos terceirizados enviados para a base já haviam sido evacuados. Desde o final de outubro, dezenas de foguetes foram disparados contra bases iraquianas utilizadas por soldados americanos, matando um americano em 27 de dezembro.
Os Estados Unidos acusaram facções armadas iraquianas pró-iranianas.Em retaliação, em 29 de dezembro, os Estados Unidos bombardearam bases iraquianas na fronteira síria, matando 25 combatentes da Hashd al-Shaabi, uma coalizão paramilitar pró-Irã integrada às tropas iraquianas.
A escalada atingiu um nível sem precedentes, com um ataque de drone ordenado pelo presidente Donald Trump que matou o general iraniano Qassem Soleimani e o número dois da Hashd, Abu Mehdi al-Mohandis, em 3 de janeiro em Bagdá.
O Irã respondeu em 8 de janeiro disparando 22 mísseis balísticos contra a base aérea iraquiana de Ain al-Assad (oeste), que abriga tropas americanas, sem causar baixas.
Desde então, disparos de foguetes contra os interesses americanos - incluindo a embaixada na Zona Verde de Bagdá - foram realizados quase diariamente, enquanto o Parlamento iraquiano votou pela saída das tropas estrangeiras do país.
Por: AFP

Nenhum comentário:
Postar um comentário