terça-feira, 15 de novembro de 2011

VÔLEI - EM BUSCA DA CLASSIFICAÇÃO PARA OLIMPÍADA


Vale pela rivalidade

Em situação difícil na Copa do Mundo, Brasil pega Argentina nesta quarta (CBV/Divulgação)

Em situação difícil na Copa do Mundo, meninas do Brasil pegam amanhã a Argentina, uma seleção que vem evoluindo bastante.


A vaga para os Jogos Olímpicos de 2012 ficou mais complicada, mas a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei tem ambição de melhorar sua posição na Copa do Mundo do Japão. A rivalidade com a Argentina é momentaneamente esquecida, pois o objetivo é recuperar a confiança no duelo com as rivais sul-americanas amanhã, às 7h20 (de Brasília), em Tóquio. As brasileiras aparecem apenas na sexta posição da competição, enquanto as argentinas, já eliminadas, estão em oitavo. Somente os três primeiros colocados carimbam o passaporte para Londres.

Com três derrotas em oito jogos no território japonês, a equipe verde-amarela vive sua pior fase desde que conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mesmo que a campanha tenha sido inexpressiva, o time de José Roberto Guimarães terá nova oportunidade na repescagem sul-americana, que garante ao campeão uma vaga na Olimpíada. Primeiro, as jogadores querem obter o melhor aproveitamento nos três jogos restantes no Oriente.

“Enfrentar a Argentina sempre tem um gostinho especial por toda a rivalidade que existe entre os dois países. Sempre entramos motivadas para enfrentá-las. Apesar dos erros diante de Itália e Japão, ainda estamos concentradas e cientes do nosso dever de vencer”, garantiu a central Thaisa, minimizando o favoritismo brasileiro para o duelo. 

Além das hermanas, o Brasil encara Argélia e República Dominicana. Para ficar entre os três primeiros e garantir vaga na Olimpíada, a Seleção precisa vencer seus três compromissos por 3 a 0 ou 3 a 1 e torcer para que China, Alemanha e Japão, que estão acima na classificação, não cheguem a 21 pontos.

FALHAS 
José Roberto não teve muito tempo para corrigir os erros da equipe. Ele constatou falhas na recepção e no bloqueio e chamou a atenção para o fato de as rivais terem conquistado três boas vitórias na Copa do Mundo, contra República Dominicana, Argélia e Quênia: “O jogo com a Argentina é um clássico. Elas tiveram boa participação no Grand Prix e estão evoluindo. Nesta Copa do Mundo ainda conseguiram vitória importante sobre a República Dominicana por 3 a 1. Não teremos vida fácil, porque ainda estamos com a autoestima baixa”.

TRUPE MASCULINA CHEGA AO JAPÃO

Se as meninas não conseguiram o melhor desempenho no Japão, a esperança está depositada nos homens. Depois de um período de treinos em Tour, na França, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei finalmente chegou ao país nipônico, onde estreia na Copa do Mundo diante do Egito, domingo. Assim como na competição feminina, os três primeiros colocados estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O cenário do time de Bernardinho é diferente. Apontada como favorita ao título, a equipe se preparou em Saquarema durante os Jogos Pan-Americanos – o auxiliar-técnico Rubinho levou time reserva para o Pan-Americano no México – e ainda fez cinco treinos na França com a intenção de preservar o entrosamento do grupo. O treinador destacou o fato de o grupo estar no país com antecedência, permitindo que os jogadores se adaptem principalmente ao fuso horário: “O objetivo inicial é a adaptação quanto à questão fisiológica, para que os atletas entrem no fuso horário, se sintam à vontade e consigam ter um rendimento físico como se estivessem no Brasil”.

Durante os treinos, ele mudou muito a formação da seleção, evitando um desgaste maior de alguns jogadores, levando em conta as 11 partidas em 14 dias que os brasileiros terão no Japão. “Como a Copa do Mundo é uma competição que vai exigir que todo o grupo esteja preparado, é bom que tenhamos todos à disposição. Então estamos rodando bastante as peças, trabalhando tanto fisicamente, quanto tecnicamente”, diz Bernardinho. 

ADVERSÁRIOS 
Depois de estrear contra o Egito, o time verde-amarelo enfrenta Estados Unidos e Itália, em Kagoshima, na primeira fase da Copa do Mundo. Na segunda etapa, o Brasil viaja para Kumamoto, onde duela com Rússia e China. Argentina, Cuba e Sérvia serão os adversários na terceira fase, em Hamamatsu. E a equipe encerra sua participação diante de Irã, Polônia e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário