segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

AUMENTO ABUSIVO

Urbana-PE quer aumento de quase 15% das passagens de ônibus na RMR

ÔnibusFoto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco


No projeto, é proposto um realinhamento tarifário de 14,13% no valor das passagens

Proposta de aumento de 14,13%, dos preços das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife foi enviada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) ao Grande Recife Consórcio de Transporte. Pela proposta, o valor do Anel A passa de R$ 3,45 para R$ 3,90; já o Anel B, de R$ 4,70 para R$ 5,35; e o Anel G, de R$ 2,25 para R$ 2,55.

A proposta, segundo a Urbana-PE, se baseia em uma tabela de custos e de receitas previstas para o ano de 2020. Segundo o sindicato dos donos de empresas, o motivo para o aumento das passagens seria a queda na demanda de passageiros, que teve redução de 5,42% em comparação ao projetado na planilha de recomposição tarifária de 2019. "Essa queda supera o patamar de 30% levando em consideração os últimos seis anos", diz a Urbana em nota.
De acordo com as empresas, outros custos do setor, como pessoal, veículos e combustível tiveram um aumento de 4,66%, 12,83% e 19,73% respectivamente, em comparação ao ano de 2018. O reajuste é sugerido com o “intuito de promover o equilíbrio econômico e financeiro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)”.
A definição do reajuste será discutida ainda este mês em uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), composto por membros do Urbana-PE,  do Grande Recife Consórcio, da Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), de secretarias do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e de Olinda e representantes da sociedade civil, entre outros. 
No início de 2019 a proposta da Urbana-PE foi de um aumento de 16,18% nas passagens do anel A, alterando os valores de R$ 3,20 para R% 3,70. Porém, a implementação dessa taxa não foi aceita e a alteração acatada foi a apresentada pelo Grande Recife Consórcio, que implicou em um aumento de 7,07% nos valores. O usuário que utilizava a tarifa A, que custava R$ 3,20 passou a pagar R$ 3,45. O anel B, que custava R$ 4,40 mudou para R$ 4,70; e o anel G passou de R$ 2,10 para R$ 2,25.
Segundo o representante da sociedade no CSTM, Pedro Josephi, que também atua na Frente de Luta Pelo Transporte, eles ainda não foram notificados com a apresentação da proposta. Ele afirma que a Urbana-PE está desconsiderando dois elementos importantes. “O primeiro é que nos últimos nos últimos dez anos nunca foi feito um relatório de qualidade do serviço e pelo manual, leis e normas do Grande Recife que mostra se uma empresa não atinge um resultado satisfatório de atendimento ao cliente, relatando queima de parada, equipamentos em perfeito funcionamento, intervalo de jornada e tempo de espera. Nós não temos um serviço de qualidade”, afirma.
“Segundo, a empresa também não está levando em consideração a retirada dos cobradores, que reduz o custo das empresas de ônibus”, explicou o representante. ”A partir do momento que tivermos conhecimento oficial da proposta, iremos dotar as medidas cabíveis para barrar esse reajuste”, conclui.
Em nota, o Governo do Estado considera a proposta do aumento inaceitável. Confira o texto na íntegra:
“O Governo de Pernambuco vem a público informar que não aceita a proposta de reajuste no valor das passagens de ônibus apresentada, nesta segunda-feira (13), pelos empresários do setor de transportes de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR)” diz. A proposição, que apresenta aumento médio de 14%, elevaria o Anel A - o mais utilizado pelos usuários do sistema - de R$ 3,45 para R$ 3,90. O que é inaceitável. Atualmente, a RMR tem uma das tarifas mais baratas entre as capitais do país, e o Executivo estadual não abre mão da continuidade desse quadro em 2020.
Para isso, estão em fase de conclusão os estudos necessários que garantam melhorias para o usuário e uma equação que possa viabilizar o sistema, com equilíbrio e sustentabilidade. É importante lembrar que, no ano passado, entrou em vigor a Lei do Ar-Condicionado (Lei n. 16787/2019), que está sendo considerada nessa análise, propondo uma meta de ampliação da frota climatizada na Região, como já ocorreu em 2019. 
Além de não admitir a proposta apresentada pelo setor empresarial, o Governo de Pernambuco assegura o seguimento de conquistas históricas através do esforço da administração estadual, como o Passe Livre para estudantes, o Transporte Complementar Gratuito e a isenção do ICMS sobre o diesel. 
Por fim, salienta que os empresários também precisam fazer a parte deles no funcionamento do sistema, na renovação da frota com ampliação da climatização e na pontualidade. O Governo de Pernambuco enfatiza, mais uma vez, que seu principal papel é lutar pelo usuário, pelo menor valor e pelo máximo de benefícios.
Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômica e fiscal, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios como o do diesel, para evitar que a passagem alcance valores mais altos como acontece em outros estados. Além disso, intensificará as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais, estações, e de segurança para a população. 
Por: Portal FolhaPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário