GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de junho de 2026

CARLOS ALBERTO PARREIRA

Internado, Parreira tem piora no quadro e passará por cirurgia

Carlos Alberto Parreira Foto: reprodução/TV Globo


Ex-técnico está internado há dez dias


O estado de saúde do ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, apresentou piora, conforme boletim divulgado neste sábado (27) pelo Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Internado desde 16 de junho por causa de uma inflamação pulmonar, o treinador precisou ser sedado nas últimas horas, voltou a respirar com auxílio de aparelhos e será submetido ainda neste sábado a uma cirurgia na via aérea superior.

Apesar do quadro, a equipe médica informa que ele permanece estável e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta, sob os cuidados do pneumologista intensivista Arthur Vianna e de uma equipe multidisciplinar.

Parreira enfrenta desde 2023 um linfoma de Hodgkin, câncer que afeta o sistema linfático.

Em 2025, ele apresentou sinais de remissão da doença, mas pouco depois ela voltou e Parreira retomou o tratamento médico.

Parreira construiu uma trajetória vitoriosa na Seleção Brasileira, especialmente ao lado de Zagallo. Em 1970, foi auxiliar técnico do Velho Lobo na conquista do tricampeonato mundial.


ENVOLVIDA COM O BANCO MASTER

Namorada de chefe da Polícia Federal recebeu milhões de empresa de Vorcaro

Renata Varandas Foto: Divulgação/TV Record



Renata Varandas é jornalista e apresentadora do canal SBT News



A jornalista Renata Varandas, apresentadora do Poder em Foco no SBT News, recebeu valores milionários da Ambipar. A multinacional possui contratos de quase R$ 500 milhões com o governo Lula e é ligada a investigações de corrupção envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.

Renata Varandas também é sócia de um escritório de lobby em Brasília e namorada do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Ela já havia sido demitida anteriormente da TV Record por misturar jornalismo com interesses financeiros

De acordo com fontes da PF, Andrei estaria adotando o mesmo procedimento que Alexandre de Moraes adotou com a esposa, Viviane Barci, por meio de um contrato no valor de R$ 129 milhões em serviços advocatícios para o Master. Valor considerado bem acima da média.

A jornalista exibia a Ambipar como vínculo em seu Instagram. O nome da empresa foi retirado da biografia pública da rede social após o início das apurações sobre o caso. A reportagem foi veiculada pela Gazeta do Paraná.

O SBT News não informou ao público nenhum dos vínculos profissionais ou pessoais mantidos pela apresentadora do programa político.

Em 2024, a Ambipar assinou cinco contratos com o governo que somam R$ 480,9 milhões para serviços em terras indígenas. Três desses contratos foram realizados sem licitação. A PF, chefiada pelo namorado de Renata, atua na segurança dessas mesmas regiões operadas pela empresa.

O maior contrato da Ambipar, de R$ 269,7 milhões com a Funai, ocorreu em dezembro de 2024. A empresa assumiu o serviço após a primeira colocada na licitação ser desclassificada. Na mesma época, em 21 de dezembro, Renata estreou o programa semanal no SBT News.

Oito meses antes do contrato com a Funai, o diretor da PF, Andrei Rodrigues, participou de um evento em Londres com Daniel Vorcaro. O encontro custou 640 mil dólares (cerca de R$ 3,2 milhões à época) e foi pago por Vorcaro. O Banco Master é investigado por manipular ações da Ambipar.

Em outubro de 2025, a Ambipar pediu recuperação judicial com dívidas de R$ 10,5 bilhões. A empresa estava tecnicamente insolvente enquanto recebia recursos públicos e mantinha contratos ativos com o governo federal, três deles obtidos por meio de dispensa de licitação.

A Ambipar é investigada pela CVM por suposta manipulação de ações em conjunto com o Banco Master. Segundo relatório técnico, o grupo atuou de forma coordenada para inflar as cotações da empresa, que registraram uma alta de 863% entre junho e agosto de 2024.

O ministro do STF André Mendonça, novo relator do caso Master, restringiu o acesso do diretor-geral da PF às investigações do inquérito. A decisão proíbe que delegados compartilhem dados sigilosos com Andrei Rodrigues, em meio à desconfiança entre o tribunal e a PF.

A restrição ocorreu após o diretor da PF entregar um relatório com menções ao ministro Dias Toffoli, encontradas no celular de Vorcaro. Toffoli era o antigo relator, mas se afastou após revelações de que sua empresa vendeu parte de um resort para um fundo do Banco Master.

RACISMO E AMEAÇA DE MORTE

Deputado Guto Zacarias denuncia ameaças de morte e ataques racistas

Deputado estadual Guto Zacarias (Missão-SP) | Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


Parlamentar do Missão afirma que equipe jurídica acionará as autoridades para identificar o autor das mensagens


O deputado estadual Guto Zacarias (Missão-SP) denunciou ter sido alvo de ameaças de morte e ataques racistas enviados por e-mail.

Segundo o parlamentar, a mensagem continha ofensas de cunho racial, incitação à violência e ameaças diretas contra sua integridade física. O autor também teria mencionado a intenção de assassinar o deputado e feito referências a uma suposta recompensa por sua morte.

Diante da gravidade, a equipe de Zacarias informou que adotará as medidas cabíveis para identificar o responsável e encaminhar a ocorrência às autoridades competentes. A defesa pretende solicitar a apuração de crimes de racismo e incitação à violência.

Em nota, o parlamentar afirmou que não será intimidado pelas ameaças.

“Nenhuma ameaça me fará recuar um centímetro na busca pelos sonhos do nosso país. Tenho plena convicção de que esse criminoso será identificado, responsabilizado e preso. O debate político jamais pode ser substituído pelo ódio, pelo racismo ou pela violência”, declarou.

Até o momento, não há informações sobre a identidade do autor das mensagens.

Lucas Soares

LULA DERRETENDO NAS PESQUISAS

Lula derrete 3,8 pontos em 1º turno, após ‘PTMaster’

Presidente Lula (PT) tenta reeleição em outubro enquanto lida com seu partido investigado por corrupção com o Master. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Petista reduziu vantagem de 8,5 para 6,1 pontos, registrando 38,3% contra 32,2% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

Na semana seguinte à Polícia Federal (PF) buscar provas de corrupção entre o Banco Master e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o presidente Lula (PT) derreteu 3,8 pontos percentuais no cenário estimulado de 1º turno da disputa pela sua reeleição ao Palácio do Planalto. De acordo com o levantamento nacional de intenções de voto divulgado neste sábado (27) pelo Instituto Vox Brasil, Lula segue liderando, mas caiu de 42,1% para com 38,3% da preferência de voto, em relação à pesquisa de 5 de junho, antes da exposição das suspeitas de propina milionária para o senador petista da Bahia.

A distância de Lula para seu principal rival, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), caiu de 8,5 para 6,1 pontos, mesmo com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recuando de 33,6% para 32,2%, desde a pesquisa anterior de 1º turno.

O ex-governador goiano, Ronaldo Caiado (PSD), assumiu a 3ª posição, com 5,1% das intenções de votos, mesmo caindo 1,8 ponto desde 5 de junho. O ex-governador mineiro, Romeu Zema (Novo), caiu para a 4ª colocação, ao soma 3,8%, com queda de 1,3 ponto desde a última pesquisa.

Na sequência, Renan Santos (Missão) aparece com 2,5%, seguido pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), com 1,7%. O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC), registra 0,9%; o escritor Augusto Cury (Avante) tem 0,7%, e Cabo Daciolo (Mobiliza) 0,5%.

O avanço dos eleitores que afirmaram não saber ou preferiram não responder teve o maior salto, de 8,5 pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior. Este grupo passou de 2,3% para 10,8%. E as indicações de votos em branco, nulos ou em nenhum candidato variou de 2,9% para 3,5%.

Na quinta-feira (27), por causa do escândalo apelidado de “PTMaster” pela oposição, Lula anunciou a troca de sua liderança no Senado, em acordo para o senador e seu amigo Jaques Wagner fosse “afastado” , para se defender da investigação por suspeita de receber um apartamento de R$ 2,5 milhões como propina em troca de atuar para favorecer o Banco Master, que foi liquidado no fim de 2025 por fraudes bilionárias.

O caso é considerado o maior crime financeiro da história do Brasil. E o senador Jaques Wagner nega corrupção, afirmando ser inocente para tocar sua campanha à reeleição na Bahia.

O levantamento do Instituto Vox Brasil foi realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, com 2.100 entrevistas presenciais em todas as regiões do Brasil. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06630/2026, possui margem de erro máxima de 2,15% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Veja os números do cenário de 1º turno do Vox Brasil:

 Davi Soares

SUBSTITUTA INEXPRESSIVA

Nova no Líder do governo no Senado, Teresa Leitão nunca despachou com Lula

Senadora Teresa Leitão (PT-PE) é nova líder do governo de Lula (PT), no Senado. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)


Sobra ceticismo na base apoiadora de Lula quanto a eventual sucesso de Teresa Leitão (PT-PE) como líder do governo no Senado. Desde que iniciou o terceiro mandato, Lula nunca recebeu a senadora pernambucana para um despacho privado. Nem o convite à senadora foi de forma presencial. O anúncio, muito menos. A assessoria de Lula só passou o informativo via rede social, enquanto o petista nem mesmo estava em Brasília. Teresa substitui Jaques Wagner (PT-BA) no posto.

Pressão baixa

Teresa não tem grande experiência no Senado, está em seu primeiro mandato e aliados sempre criticam a apatia da parlamentar.

Não estou

O desprezo de Lula não é exclusividade da pernambucana. O petista não despacha com senadores ou deputados desde o ano passado.

E só

Foram dois os senadores com mais despachos privados com Lula: Wagner e Rodrigo Pacheco (PSB), ex-presidente roda presa da Casa.

Rolo Master

Jaques Wagner estava na liderança desde o início do Lula 3, caiu após batida da polícia em operação contra falcatruas do Banco Master.

Cláudio Humberto

ELEIÇÕES 2026

Lula cai para 45,3% e Flávio sobe a 42,8% em 2º turno, após ‘PTMaster’

Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) seguem polarizando a disputa pela Presidência da República (Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Redes sociais)

Distância do presidente petista para senador do PL caiu de 6,5 para 2,5 pontos, após PF indicar propina do Master para ex-líder do PT no Senado

 

Uma semana após o senador Jaques Wagner (PT-BA) ser investigado por suspeita de receber propina milionária do Banco Master enquanto era líder do governo no Senado, o presidente Lula (PT) vê sua vantagem derreter quatro pontos percentuais, na simulação de 2º turno contra seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). É o que mostra a pesquisa nacional do Instituto Vox Brasil divulgada neste sábado (27), com Lula reduzindo as intenções de votos de 47,8% para 45,3%, enquanto Flávio sobe de 41,3% para 42,8%, em relação à pesquisa de 5 de junho.

O escândalo apelidado de “PTMaster” pela oposição reduziu a diferença de Lula para Flávio de 6,5 para 2,5 pontos. E também afetou as intenções de voto para Lula em outros cenários de 2º turno. Mas não impediu que o petista seguisse liderando todos eles.

Mesmo perdendo um ponto, Lula tem 45,3% contra 41,3% do ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo).

O presidente petista perdeu 1,9 ponto no duelo contra  Ronaldo Caiado (PSD), mas ampliou sua vantagem de 1,6 para 3,8 pontos pontos percentuais, ao registrar 44,6%, contra 40,8% do ex-governador goiano.

Lula tem seu melhor desempenho no embate contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). O petista registra 49,7% contra 22,1% na simulação de 2º turno do tucano, a primeira pesquisada pela Vox Brasil, após o ingresse do ex-governador mineiro na disputa.

O rolo do Partido dos Trabalhadores (PT) com o Banco Master levou o presidente a fazer um acordo com Jaques Wagner para que o senador petista fosse “afastado” da liderança de seu governo no Senado. Seu amigo o senador baiano é investigado por suspeita de receber um apartamento de R$ 2,5 milhões como propina por atuar para favorecer o banco de Daniel Vorcaro, que foi liquidado no fim de 2025 por fraudes bilionárias, no maior crime financeiro da história do Brasil. Jaques Wagner nega corrupção e mantém sua pré-candidatura à reeleição, afirmando que é inocente.

O levantamento do Instituto Vox Brasil foi realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, com 2.100 entrevistas presenciais em todas as regiões do Brasil. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06630/2026, possui margem de erro máxima de 2,15% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Veja os números:

 Davi Soares

DIA DE SÃO PEDRO

Procissões, missas e shows celebram o padroeiro dos pescadores no Recife nesta segunda (29)

Procissão de São Pedro em Brasília Teimosa. Foto: Júlio Jacobina/DP 

Das margens da Colônia do Pina ao Pátio de São Pedro, fiéis e pescadores homenageiam o apóstolo que trocou as redes de pesca pelas redes da fé


O Recife celebra o Dia de São Pedro nesta segunda-feira (29), com uma programação que mistura devoção e cultura popular, do amanhecer até a noite. Procissões terrestres e marítimas no Pina e em Brasília Teimosa reúnem pescadores e fiéis em homenagem ao apóstolo que foi, antes de tudo, um homem do mar.

À noite, o Pátio de São Pedro, no bairro de São José, encerra os festejos juninos da capital pernambucana com shows de nomes como Caju e Castanha e Siba.

Programação religiosa começa cedo no Pina

As celebrações têm início às 6h na Colônia de Pescadores do Pina, na Zona Sul do Recife, com uma alvorada festiva e um café da manhã solidário entre vizinhos. Às 7h, uma missa é celebrada no local, reunindo devotos e trabalhadores do mar. Na sequência, às 8h, a programação vai às ruas e às águas: uma procissão parte com os fiéis em cortejo ao padroeiro.

Também em Brasília Teimosa, comunidade de pescadores da Zona Sul, uma procissão sai às 8h da Capela de São Pedro, marcando a devoção de uma das comunidades mais ligadas ao ofício da pesca na capital.

Ao meio-dia, as comemorações chegam ao centro histórico: uma missa é realizada na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, bairro de São José.

Olinda

A agenda religiosa se estende ainda a Olinda, onde uma procissão marítima parte da Igrejinha de São José dos Pescadores em direção à Igreja de Santa Cruz, na Praia dos Milagres. O horário de saída, às 8h ou 9h, depende da maré, conforme a Arquidiocese de Olinda e Recife. Às 10h, dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, celebra uma missa na mesma igreja.

Pátio de São Pedro

À tarde, o Pátio de São Pedro recebe as últimas atrações dos festejos juninos de 2026. A programação começa às 17h com o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, seguido do Coco de Mulheres (18h10), da dupla Caju e Castanha (19h20) e do músico Siba (20h40), com o DJ Vibra animando os intervalos.

Segundo a Prefeitura do Recife, o São João 2026, realizado com o tema "Nossa Raiz", reúne mais de 150 atrações em oito polos distribuídos pela cidade, entre os dias 26 e 29 de junho.

Quem foi São Pedro

Nascido Simão, São Pedro foi um homem simples, pescador na Galileia, casado e com família. Ele trabalhava com redes no Mar da Galileia, - na verdade, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, no norte de Israel - em sociedade com seu irmão André e com os apóstolos Tiago e João.

Enquanto pescava às margens daquele lago, recebeu um chamado que mudaria completamente sua vida. Jesus se aproximou de Simão e de seu irmão André, que lançavam a rede ao mar, e disse: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens."

Pedro se tornou uma liderança entre os apóstolos, tendo sido escolhido por Jesus para edificar a Igreja, e é considerado o primeiro papa pela Igreja Católica. O 29 de junho marca o dia de seu martírio: condenado à crucificação em Roma, durante as perseguições do imperador Nero, foi crucificado de cabeça para baixo, entre os anos 64 e 67 da Era Cristã - segundo a tradição, por não se achar digno de morrer como Cristo.

São Pedro é considerado o padroeiro dos pescadores por ter exercido essa profissão durante sua vida. A classe se tornou devota do santo por sua proteção e intercessão. Além disso, São Pedro deixou de ser pescador de peixes e passou a ser pescador de pessoas para a Igreja. É essa identificação que, séculos depois, ainda leva homens e mulheres do mar a carregarem sua imagem em procissões pelas águas do Recife.

Eduarda Carvalheira

METRÔ DO RECIFE

Após denúncia de sobrepreço, CBTU Recife nega irregularidades na compra de trens seminovos de BH

Primeiro trem vindo de BH deve começar operação no Recife dentro de 30 dias (Foto: Marina Torres/DP Foto)

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) afirmou que "prestará todos os esclarecimentos eventualmente solicitados pelo Tribunal de Contas da União ou por quaisquer outros órgãos competentes"

 

Após o Tribunal de Contas da União (TCU) abrir investigação relativa a possíveis irregularidades na compra de seis trens usados do metrô de Belo Horizonte pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife, a empresa se pronunciou neste sábado (27) sobre o caso.

A apuração foi instaurada na última quarta-feira (24) e questiona, principalmente, o valor pago pelas composições ferroviárias da Série 900. Segundo o denunciante, que não teve a identidade revelada, os mesmos veículos teriam sido negociados anteriormente por cerca de R$ 4,2 milhões.

Diante da repercussão do caso, a CBTU enviou nota ao Diario afirmando que todo o processo de compra das composições foi corretamente conduzido e aprovado. A empresa disse, ainda, que está à disposição para prestar esclarecimentos aos órgãos competentes. Confira o comunicado na íntegra:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que todo o processo de compra das composições junto ao Metrobh foi devidamente instruído com toda a documentação necessária, observando os princípios da legalidade, economicidade e vantajosidade.

Todo o procedimento foi aprovado em todas as instâncias de governança interna da CBTU e externa junto ao ministério das cidades.

A CBTU esclarece ainda que prestará todos os esclarecimentos eventualmente solicitados pelo Tribunal de Contas da União ou por quaisquer outros órgãos competentes”.

Denúncia

O documento também aponta que uma empresa privada teria oferecido à CBTU sete composições por R$ 28 milhões. Apesar disso, a estatal teria fechado negócio com a concessionária Metrô BH pela compra de seis trens ao custo de R$ 60 milhões.

Além do suposto sobrepreço, a denúncia cita as condições dos veículos. De acordo com o denunciante, as composições têm aproximadamente 40 anos de uso, já foram retiradas de circulação em Belo Horizonte e podem apresentar elevado desgaste, além de tecnologias consideradas ultrapassadas.

DP

ADUTORA ROMPIDA

Fortes chuvas rompem trecho de adutora na Mata Norte e oito cidades ficam sem água

Tamandaré registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24h em todo o estado, chegando a 52,3 mm (Foto: Rafael Vieira / DP Fotos)

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a tubulação do equipamento foi desacoplada pela movimentação de terra consequente das fortes chuvas registradas na região neste sábado

 

As fortes chuvas que atingiram a Mata Norte do estado neste sábado (27) causaram o rompimento de um trecho da Adutora do Siriji, em Vicência. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a tubulação foi desacoplada pela movimentação de terra consequente das precipitações registradas, e oito cidades ficaram sem abastecimento de água.

A Adutora do Siriji fica às margens da rodovia estadual PE-074, e di'stribui água para os municípios de São Vicente Férrer, Macaparana, Machados, Vicência, Buenos Aires, Aliança, Condado e Itaquitinga.

A Compesa anunciou, na noite deste sábado (27), que o rompimento foi consertado e que o abastecimento de água foi retomado gradualmente. “A Compesa mobilizou os profissionais de imediato e reforçou as equipes para agilizar os serviços de reparo”, disse a corporação.

A companhia afirmou, ainda, que a normalização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de cada cidade.

DP

ALAGAMENTO E INTERDIÇÃO DA BR

Fortes chuvas causam alagamento e interdição de trecho da BR-101 entre Paraíba e Pernambuco

Interdição acontece na altura do KM 166 da BR-101, no município de Alhandra, na Paraíba (Foto: Reprodução/PRF)

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição é devido ao acúmulo de água no KM 116 da pista devido às forte chuvas registradas na Paraíba


Além de atingir a Mata Norte de Pernambuco, fortes chuvas também acometem a Paraíba neste sábado (27). O volume de precipitação foi tão intenso que causou um alagamento parcial no quilômetro 116 da BR-101, que liga o território paraibano ao pernambucano.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a via alagada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a corporação realizou uma interdição parcial no trecho, que fica na altura da cidade de Alhandra, na Paraíba.

Máquinas estão no local realizando a limpeza da pista. Ainda de acordo com a PRF, não houve registro de alagamentos na BR-101 em Pernambuco. A via foi completamente liberada por volta das 18h, segundo a corporação.

DP

CHUVAS EM PERNAMBUCO

Chuvas fortes em cidades da Mata Norte deixam rios da região em cota de alerta e inundação

Foto ilustrativa de chuva no Recife (DP)

Cidades da Mata Norte pernambucana como Timbaúba, Goiana, Itaquitinga, Nazaré da Mata, Itambé, Vicência e Aliança estão sendo fortemente afetadas pelas chuvas neste sábado (27)

 

As fortes chuvas que atingem a Mata Norte de Pernambuco neste sábado (27) estão deixando pelo menos sete cidades da região em alerta em função da cota de alerta ou inundação de rios. Os Rios Sirigi, Capibaribe Mirim e Tracunhaém tiveram uma alta nos níveis de água.

Desde a manhã deste sábado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), tem divulgado a situação dos cursos de água da região. Segundo o órgão, os Rios Sirigi e Capibaribe Mirim atingiram cota de inundação, afetando as cidades de Vicência, Aliança, Goiana, Itambé e Timbaúba.

Já os Rios Tracunhaém e Duas Unas, atingiram cota de alerta, o que significa que há a necessidade de atenção para uma possível inundação. As cidades listadas sob risco de transbordamento do Tracunhaém são Nazaré da Mata, Itaquitinga e Goiana, na Mata Norte, enquanto o Duas Unas ameaça a cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram alagamentos nas cidades afetadas pelas inundações. A Defesa Civil do Estado de Pernambuco publicou algumas orientações para a população em caso de alagamentos e inundações. Confira:

  • Evite áreas alagadas
    Não tente atravessar ruas com água acumulada, seja a pé ou de carro.
  • Fique atento aos alertas oficiais
    Acompanhe as orientações da Defesa Civil e dos órgãos oficiais.
  • Desligue a energia
    Se a água atingir sua casa, desligue a chave geral de energia, se for seguro fazer isso.
  • Evite contato com a água da enchente (Se possível)
    Ela pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde.
  • Proteja documentos e itens importantes
    Guarde em locais altos e protegidos da água.
  • Procure abrigo seguro
    Se houver risco, saia imediatamente de casa e vá para um local seguro.
DP

SELEÇÃO BRASILEIRA

Rival do Brasil na segunda fase da Copa, Japão é a maior vítima de Neymar pela Seleção

Neymar Jr, atacante da Seleção Brasileira ( Getty Images via AFP)

Japão é o adversário que mais sofreu gols de Neymar pela Seleção Brasileira


O chaveamento da segunda fase da Copa do Mundo de 2026 colocou um velho conhecido no caminho da Seleção Brasileira e o adversário favorito do principal craque do país. Próximo rival do Brasil no mata-mata, o Japão ostenta o incômodo posto de maior vítima de Neymar com a camisa da Amarelinha. Ao todo, o camisa 10 já balançou as redes dos Samurais Azuis em nove oportunidades, transformando a equipe asiática no seu alvo mais frequente ao longo dos 79 gols oficiais marcados pela Seleção.

Maior artilheiro da história da equipe nacional com 79 gols em jogos oficiais, Neymar tem nos Samurais Azuis o seu alvo mais frequente. O retrospecto do craque contra o rival é avassalador: foram cinco partidas disputadas (quatro amistosos e um pela Copa das Confederações) e uma média expressiva de quase dois gols por exibição.
A contagem começou em 2012, com dois gols em amistoso. No ano seguinte, Neymar abriu o placar na vitória por 3 a 0 na abertura da Copa das Confederações, no Brasil. O auge do confronto individual aconteceu em 2014, quando o atacante anotou todos os quatro gols da goleada por 4 a 0 em Cingapura. Os últimos registros foram em 2017 e 2022, com um gol em cada oportunidade.

Caminho até as oitavas

O Brasil carimbou sua vaga na segunda fase após terminar na liderança do Grupo C, confirmada com a vitória sobre a Escócia na terceira rodada da fase de grupos. Já o Japão avançou na segunda colocação do Grupo F, assegurando a classificação após arrancar um empate diante da Suécia.

O confronto decisivo que vale vaga nas quartas de final acontece nesta segunda-feira, 29 de junho, às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, nos Estados Unidos.

O "Raio-X" das vítimas do camisa 10
Atrás do Japão, o Peru aparece como a segunda seleção que mais sofreu com o talento do atacante brasileiro, seguido de perto por Estados Unidos e Bolívia. Confira o ranking detalhado de gols de Neymar por seleções:

9 gols: Japão

6 gols: Peru

5 gols: Estados Unidos e Bolívia

4 gols: Colômbia, Coreia do Sul, Croácia e Equador

3 gols: África do Sul, Argentina, China e Uruguai

2 gols: Camarões, Chile, Costa Rica, Escócia, México, Paraguai e Turquia

1 gol: Alemanha, Austrália, Áustria, El Salvador, Espanha, França, Iraque, Itália, Panamá, Portugal, Tunísia e Venezuela

Paulo Mota


COPA DO MUNDO 2026

 Colômbia empata com Portugal e acaba na liderança do Grupo K

Copa de 2026: Com James Rodríguez e Luis Díaz, Colômbia anuncia lista de convocados para o Mundial (Foto: Divulgação/FIFA)


Com sete pontos, a seleção sul-americana termina na liderança da chave à frente de Portugal, que somou cinco pontos e avançou em segundo


A Colômbia empatou em 0 a 0 com Portugal neste sábado (27) e se classificou para a fase de 16-avos de final da Copa do Mundo como líder do Grupo K. Os colombianos poderiam ter garantido a vitória nos acréscimos do segundo tempo, mas o VAR anulou o gol de cabeça de Dávinson Sánchez.

Com sete pontos, a seleção sul-americana termina na liderança da chave à frente de Portugal, que somou cinco pontos e avançou em segundo.

Nos 16-avos, a Colômbia jogará contra Gana no dia 4 de julho em Kansas City, enquanto a seleção portuguesa terá pela frente a Croácia, um dia antes, em Toronto.

 

O time colombiano encerra sua campanha na primeira fase de cabeça erguida. Em seu primeiro grande teste nesta Copa do Mundo, apesar do empate, foi superior contra um dos candidatos ao título tanto na intensidade física quanto na posse de bola.

Sólida na defesa para conter o astro Cristiano Ronaldo, a Colômbia conseguiu se impor diante de um adversário conhecido por saber controlar o jogo.

Sob a batuta de James Rodríguez e Jhon Arias, os colombianos criaram várias chances e deram trabalho ao goleiro Diogo Costa, que provavelmente salvou Portugal da derrota.

No entanto, faltou um pouco de calma à equipe de Néstor Lorenzo no terço final para garantir uma vitória que seria merecida.

CONGO SE CLASSIFICA

A República Democrática do Congo venceu de virada por 3 a 1 o Uzbequistão, eliminado após três derrotas, e garantiu uma classificação histórica para a fase de 16-avos de final da Copa do Mundo neste sábado (27), em Atlanta, nos Estados Unidos, onde enfrentará a Inglaterra.

A RD Congo terminou em terceiro lugar no Grupo K, com quatro pontos, atrás da Colômbia (7) e de Portugal (5), que empataram em 0 a 0 também neste sábado, no mesmo horário, em Miami.

O capitão Eldor Shomurodov abriu o placar para o Uzbequistão aos 10 minutos, mas Yoane Wissa empatou de pênalti no segundo tempo (68'), pouco antes da segunda pausa para hidratação.

Dez minutos depois, Fiston Mayele fez 2 a 1 e, nos acréscimos (90+1'), Wissa voltou a balançar a rede fechando o placar.