Lutadora brasileira suspensa por doping
Um dos maiores nomes do MMA feminino no Brasil recebeu uma dura suspensão depois de ser apanhada no exame antidoping. Cristiane Santos, mais conhecida como Cris Cyborg, foi punida pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia, dos Estados Unidos, por uso de estanazolol, anabolizante empregado para ganho de massa muscular. A substância teria sido detectada no teste feito por Cyborg após a defesa do título Hiroko Hamanaka, no Strikeforce do dia 17 de dezembro do ano passado. A brasileira está proibida pelo torneio de competir por um ano e deverá pagar multa de doi mil e quinhentos dólares (quase cinco mil reais).
A organização do evento reclassificou o duelo vencido pela brasileira para um no contest (sem vencedores). “Nossa primeira preocupação é com a saúde e a segurança dos atletas. Anabolizantes põem os usuários e os oponentes em risco. A comissão não tolera o seu uso”, declarou ao MMA Junkie, site especializado em MMA, o executivo da comissão atlética George Dodd.
A brasileira é considerada uma das mais qualificadas lutadoras das artes marciais mistas. Detém um cartel de dez vitórias e apenas uma derrota. É campeã do Strikeforce desde a vitória sobre a atleta norte-americana Gina Carano, em 2009. Defendeu o cinturão com sucesso por três vezes. A brasileira não se manifestou na imprensa. Ela tem o direito de recorrer da proibição de lutar.
RINGUE DIÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário