Prejuízo com excesso de contratações e trocas de técnico
Eutrópio foi o responsável pela montagem do elenco do Santa Cruz Foto: Anderson stevens
Haja mudança! Mesmo com 37 reforços e três treinadores na temporada, o Santa foi rebaixado para a Série C
O elenco do Santa Cruz sofreu uma debandada ainda antes do fim do Campeonato Brasileiro da Série A do ano passado. Rebaixado com três rodadas de antecedência, na ocasião, muitos jogadores - cerca de 20 - começaram a deixar o Arruda para trilhar novos caminhos nas suas respectivas carreiras. Nesta temporada, a quantidade de reforços que já saíram é expressiva. O número de contratações também foi alto, mas vale lembrar que houve uma grande reformulação e o grupo precisou ser remontado.
Dos 37 jogadores contratados para 2017 - dois goleiros, seis zagueiros, quatro laterais, seis volantes, nove meias e dez atacantes -, 16 já deixaram a Cobra Coral. E quatro saídas chamaram mais atenção. Alison, Bileu, Pachu e Zé Carlos, por exemplo, foram embora sem sequer estrear. O fato expõe os erros cometidos na montagem do elenco para a temporada, mas não é algo novo. No segundo semestre do ano passado, o argentino Gabriel Valles, reforço que nunca havia atuado por um clube brasileiro, ficou três meses só treinando por conta de um problema na documentação e não atuou na Série A.
A rotatividade de técnicos também mostra a desorganização no planejamento para 2017. Três treinadores dirigiram o Tricolor. Começou o ano com Vinícius Eutrópio, maior responsável pela remontagem do elenco juntamente com a diretoria e demitido na 6ª rodada da Segundona. Antes do desligamento, já havia fracassado em outras três competições: eliminações nas semifinais do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste e nas oitavas de final da Copa do Brasil. Encerrou sua passagem de quase seis meses com 16 vitórias, sete empates e nove derrotas em 32 jogos (57,29% de aproveitamento).
Após cinco partidas com o auxiliar técnico Adriano Teixeira como interino, Givanildo Oliveira assumiu o time na 12ª rodada da Série B, mas passou menos de dois meses no cargo. Foram só 11 jogos - duas vitórias, três empates e seis derrotas (27,27% de aproveitamento) -, sendo demitido na 22ª rodada. A direção não perdeu tempo e o substituiu imediatamente. Veio outro velho conhecido: Marcelo Martelotte, atual treinador que pegou a equipe na 23ª rodada, mas não conseguiu salvar o clube do rebaixamento à Série C. Ele retornou ao Arruda como “bombeiro” e lutou por um milagre na sua terceira passagem pela Cobra Coral, rebaixada com três rodadas de antecedência.
ANO PASSADO
Ao todo, o Santa Cruz contratou 29 atletas. Assim como neste ano, foram três treinadores: Marcelo Martelotte, Milton Mendes e Doriva, respectivamente. Os mesmos deslizes cometidos na temporada passada se repetiram nas Repúblicas Independentes do Arruda e rebaixaram o clube pelo segundo ano seguido.
CONTRATAÇÕES PARA 2017
Goleiros: Júlio César e Jacsson;
Zagueiros: Bruno Silva, Alison, Guilherme Mattis, Anderson Salles, Jaime e Sandro Silva;
Laterais: Gabriel Vallés, Walber, Alex Travassos e Yuri;
Volantes: David, Federico Gino, Elicarlos, João Ananias, Derley e Bileu;
Meias: Léo Costa, Pereira, Thomás, Thiago Primão, Pachu, João Paulo, Kelvy, Léo Lima e Natan.
Atacantes: Éverton Santos, Facundo Parra, Halef Pitbull, William Barbio, Júlio Sheik, Zé Carlos, Ricardo Bueno, Bruno Paulo, Grafite e Augusto.
Série B: Sandro Silva, Alison, Guilherme Mattis, Alex Travassos, Walber, Yuri, Derley, Bileu, João Ananias, Pachu, Natan, João Paulo, Kelvy, Léo Lima, Ricardo Bueno, Bruno Paulo, Augusto e Grafite (18);
Saídas: Jacsson, Jaime, Alison, Alex Travassos, Gabriel Vallés, Elicarlos, David, Federico Gino, Bileu, Thomás, Pereira, Léo Lima, Pachu, Facundo Parra, Julio Sheik, Zé Carlos (16).
FolhaPE

Nenhum comentário:
Postar um comentário