Quem é Maurício Valeixo, figura central na disputa entre Moro e Bolsonaro
Valeixo foi superintendente da Polícia Federal no Paraná e coordenou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
A relação entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, passou por mais um desgaste nesta quinta-feira (23). Bolsonaro decidiu que tiraria Maurício Valeixo da diretoria-geral da Polícia Federal, o que culminou na demissão de Moro. Em pouco tempo, ambos voltaram atrás, e tanto o ministro quanto Valeixo permanecem nos cargos.
Valeixo é amigo de longa data e um nome de confiança do ex-juiz. Ele foi escolhido em 2018 pelo próprio Moro para ocupar o cargo de diretor-geral da PF, no lugar de Rogério Galloro.
Ex-diretor de Inteligência da PF, Valeixo foi diretor de uma outra área-chave para a gestão do agora ministro da Justiça: a de Combate ao Crime Organizado.
Além disso, trouxe contribuições importantes para a Operação Lava Jato: foi superintendente da Polícia Federal no Paraná e coordenou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi também em sua gestão que foi fechada a delação de Antonio Palocci em Curitiba. O diretor-geral atuou, ainda, em outro caso importante da carreira de Moro, a Operação Banestado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário