GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 14 de junho de 2024

JUNHO LILÁS

Serviços de cidadania gratuitos são ofertados a idosos no Recife, nesta sexta (14); saiba como

A partir das 9h30, os idosos poderão emitir a segunda via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, receber orientações jurídicas e mais (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os serviços serão oferecidos no bairro da Boa Vista, no Recife

O mês de junho é voltado para a campanha de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. O Junho Violeta alerta para vários direitos dos idosos e pensando em garantir a cidadania para este público, serviços gratuitos serão realizados nesta sexta-feira (14) no Juizado Especial Criminal do Idoso, na Rua Professor Cândido Duarte, no bairro da Boa Vista, no Recife.

A partir das 9h30, os idosos poderão emitir a segunda via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, receber orientações jurídicas e resolver ações de menores complexidades como divórcio, alimentação, investigação, paternidade e retificação de registro civil.
 
Para entrar em uma ação de divórcio será necessário levar certidão de casamento, RG, CPF, comprovante de residência e telefone da outra parte, certidões dos filhos e documentos dos bens se houver.

Já para ação de alimentos é preciso comparecer com certidão de nascimento da criança, RG e CPF do responsável, comprovante de residência e endereço e telefone da outra parte.

A Delegacia do Idoso também vai disponibilizar serviço de emissão do RG Nacional. Para isso, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência.

Junho Lilás
 
No ano de 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. As ações são realizadas em diversos países.

De acordo com a TV Senado, o disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra idosos nos cinco primeiros meses de 2023. O número representa um aumento de 87% em relação ao mesmo período de 2022. 

Os dados mostram que a maioria das ligações foram sobre violência física, psicológica, negligência e exploração financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário