Brasil orfão de um campeão
Tricampeonato de Ayrton Senna, há 20 anos, foi o último título conquistado pelo País na Fórmula 1
Se em um passado recente o Brasil era protagonista na Fórmula 1, agora se contenta em ser coadjuvante. Único representante do país em uma equipe de ponta, Felipe Massa é o retrato do drama que o país vive na principal categoria do automobilismo. Preterido pela Ferrari, Massa foi relegado à condição de segundo piloto. E o que é pior: com justiça. Seu companheiro de time, Fernando Alonso, tem um desempenho bem superior, pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, são 212 pontos, contra apenas 98.
Em duas décadas, diversos pilotos brasileiros surgiram na categoria. Poucos conseguiram se fixar na Fórmula 1. Rubens Barrichello e Felipe Massa foram os principais expoentes. Conquistaram pole positions, ganharam corridas, mas acabaram ofuscados por talentos indiscutíveis como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. Assim, a esperança do título foi sempre adiada. Há 20 anos.
A conquista
Ayrton Senna chegou ao GP do Japão, penúltima prova da temporada, com 16 pontos de vantagem para Nigel Mansell, da Williams. Como o sistema de pontuação previa dez pontos para o 1º colocado, 6 para o segundo e quatro para o terceiro, o brasileiro precisava apenas de uma segunda colocação para ser campeão com antecedência, sem depender do resultado do adversário. Mas o inglês “deu” o título a Senna ao perder o controle do carro na 10ª volta e não conseguir voltar para a pista.
Com o título assegurado, o brasileiro, que estava em 2º, passou a tirar diferença para seu companheiro de equipe, Gerhard Berger, superou-o na 18ª volta e abriu caminho para a vitória. Mas na última volta a diferença de Senna para Berger passou a cair. A poucos metros da bandeirada, o brasileiro fez um sinal para o companheiro. Era a senha para deixá-lo passar. Foi a primeira vitória de Berger na Fórmula 1.
Curiosidades
Ayrton Senna também ganhou o GP da Austrália, a última prova do ano, e fechou a temporada com 96 pontos, 24 a mais que Nigel Mansell.
Com o título de Ayrton Senna em 1991, o Brasil passou a ser o único país a ter dois tricampeões na Fórmula 1: o próprio Senna e Nelson Piquet.
O GP da Austrália, no dia 3 de novembro, foi a última corrida de Nelson Piquet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário