EM CALICUT, CABRAL TRAVOU BATALHA SANGRENTA APÓS DESCOBRIR O BRASIL
A EXPEDIÇÃO DE CABRAL SE DIRIGIA A CALICUT, MAS, NO MEIO DO CAMINHO, CORRENTES MARINHAS O LEVARAM A DESCOBRIR O BRASIL ACIDENTALMENTE.
APÓS DOMINAR OS AGRESSORES MOUROS, CABRAL QUEIMOU-OS VIVOS
A missão de Cabral, o descobridor, era instalar uma feitoria portuguesa em Calicut, importante ponto de comércio da região, rica na produção e fornecimento de especiarias da Índia (canela, pimenta etc), que na época muito valorizadas na Europa.
Já em terra firme, em Calicut, a expedição de Cabral foi atacada por mouros e uma das batalhas mais sangrentas da História da região, na qual dezenas de portugueses morreram, entre os quais Pero Vaz de Caminha, autor da célebre carta ao Rei de Portugal que jamais chegaria ao destinatário e somente seria descoberta cerca de quatrocentos anos depois.
Utilizando armas bem mais rudimentares, os árabes foram dominados pelos portugueses. Por ordem de Cabral, cerca de 600 prisioneiros foram amarrados no convés dos próprios navios e queimados vivos.
A execução de centenas de prisioneiros mouros fez Pedro Álvares Cabral e seus soldados serem recebidos como heróis, no retorno a Portugal. Na ocasião, os católicos consideravam que estavam a serviço de Deus quando matavam representantes de outros credos, tidos como verdadeiros seguidores do Demônio. Esse tipo de concepção originou a Santa Inquisição.
Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:
Postar um comentário