Lunático: parou orquestra xingando Toffoli e Gilmar
Osesp estuda processar o homem
Episódio ocorreu na sexta durante gravação de execução de música de Mahler
A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de SP) estuda medidas judiciais contra um homem que interrompeu aos berros o concerto da regente Marin Alsop na sexta (29). “Stop the music! Stop the music!”, gritava o homem. Os músicos pararam de tocar e ele começou a xingar os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
A plateia imediatamente reagiu com gritos de “fora, fora”. O cidadão foi retirado e o concerto pôde prosseguir. No intervalo, o homem já tinha abordado uma jornalista da TV Globo exigindo que a emissora falasse mal dos magistrados.
O diretor-executivo da Osesp, Marcelo Lopes, diz que o caso é inédito: jamais o governo, os músicos ou a plateia fizeram manifestações políticas na Sala SP. “É um lugar de arte, plural”, afirma ele.
A interrupção teve um agravante: a Osesp estava filmando o concerto, parte de uma série de Mahler executada por Alsop. Ela deixará a orquestra no fim do ano. Além de providências judiciais, Lopes enviou o material ao STF —que deve investigar a ocorrência no âmbito do inquérito já aberto para apurar agressões à corte.
Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário