Passageiros relatam problemas no primeiro dia útil após aumento de passagem do metrô
Integração temporal na Estação RecifeFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Desde o domingo a tarifa passa a valer R$2,10 até atingir o reajuste de 150% em março de 2020, custando R$ 4
Nesse sentido, Leonardo Villar, superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos Recife (CBTU), aponta que, para gerar mudanças, é necessário que haja o aumento gradual do valor das passagens no metrô.
De acordo com Leonardo, "esse aumento é importante porque o governo federal hoje já subsidia a operação de metrô em aproximadamente 90%. É muito difícil manter essa situação e querer exigir do governo federal um aumento de orçamento, então esse aumento dá força para que a gente possa reivindicar um orçamento maior no próximo ano e ofertar à população as melhorias que tanto desejam".
Além disso, Leonardo Villar pontua que mesmo quando a arrecadação chegar em R$ 4 - em maio de 2020 - a arrecadação média por usuário transportado no metrô será de R$ 1,34, pois, segundo ele, 56% dos usuários do metrô utilizam a integração temporal.
Dessa forma, o superintendente também pontua como positiva a cooperação com o Grande Recife na implementação da integração temporal na Estação Recife, pois a ação gerou um aumento de três mil usuários transportados, diminuindo a evasão do sistema e aumentando a arrecadação.
Para resolver problemas, o Grande Recife e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos têm identificado os transtornos e buscado soluções. De acordo com André Melibeu, diretor de Operações do Grande Recife Consórcio, "há um registro de todas as pessoas que alegaram pagamento em duplicidade e este valor está sendo ressarcido ao usuário".
André reforça também as ações locais, como o incentivo à compra do cartão VEM por R$ 10 reais - valor que é creditado no cartão - e carregamento sem taxa para o usuário. De acordo com o Grande Recife, aproximadamente 10% dos passageiros ainda não compraram o cartão VEM.
FolhaPE

Nenhum comentário:
Postar um comentário