Veja o que pode e o que não pode no Réveillon da orla do Recife
Prefeitura orienta população sobre o uso de som, toldos, mesas, cadeiras e coolers. Barraqueiros e quiosqueiros também terão regras a cumprir no período da festa
Quem for curtir a virada de ano na orla do Pina e de Boa Viagem, no Zona Sul do Recife, deve ficar atento ao que pode e ao que não pode fazer ou levar.
Nesta sexta (15), a prefeitura disse que é permitido levar isopor, desde que não tenha recipientes de vidro.
As cadeiras também estão liberadas. Principalmente para os idosos e pessoas com mobilidade restrita.
No entanto, toldos e ombrelones são expressamente proibidos, uma vez que podem caracterizar privatização do espaço público.
Os barraqueiros e quiosqueiros da orla que desejarem abrir os estabelecimentos no período do Réveillon deverão estar atentos às orientações da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da Prefeitura do Recife.
Para cada um dos 476 barraqueiros serão permitidos até 20 jogos de mesa e cadeiras.
Para os 60 quiosques, o número é de quatro jogos. Será proibido qualquer tipo de música ao vivo ou DJs, ficando o som mecânico ambiente a cargo de cada estabelecimento, se assim desejar.
O horário de funcionamento fica a cargo dos permissionários, que devem estar atentos ao limite de 5h do dia 1º de janeiro de 2024, quando os jogos de mesa e cadeiras já deverão estar recolhidos.
Os permissionários terão da próxima segunda-feira (18) até o dia 28 para pagar a taxa de licenciamento e uso do solo específica para o período.
O processo será feito na sede Regional Sul da Secon, localizada na Avenida Senador Robert Kennedy, 350, Ipsep (no horário comercial). A taxa será de R$ 126.
No entorno da área onde haverá os shows do período de Réveillon, no Pina, foi estabelecido um perímetro onde será proibido o comércio, de forma a não restringir a acessibilidade e a mobilidade.
Estrutura
No Pina, teve início a montagem do palco do Polo Pina, que receberá shows durante três dias.
Ele começou a ser montado na quinta (7) e será finalizado no dia 28 de dezembro.
A estrutura terá 400 metros quadrados e três pontos de acesso. O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31.
Durante os festejos, serão realizadas revistas das pessoas e os shows vão começar a partir das 19h.
Quinze artistas vão participar dos shows. Além de Ivete Sangalo e Alceu Valença, a Prefeitura do Recife confirmou outras atrações: João Gomes, Xand Avião, Conde Só Brega, Mari Fernandez, André Rio, Rafaela Santos e Maestro Spok.
A prefeitura estima que cerca de 350 mil pessoas devem participar da festa. A expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90%.
A gestão também projeta um aumento na casa de 12% em toda a cadeia turística em relação ao mesmo período do ano passado, bem como uma movimentação na economia da cidade em torno de R$ 250 milhões e a geração de cerca de 30 mil postos de trabalho durante o período.
Segundo a prefeitura, os artistas vão se apresentar na seguinte ordem:
Dia 29 de dezembro
Maestro Spok
Letícia Bastos
Rafaela Santos
João Gomes
Xand Avião
Dia 30 de dezembro
Nena Queiroga
Geraldinho Lins
Priscila Senna
Nattan
Ivete Sangalo
Dia 31 de dezembro
Conde
André Rio
Alceu Valença
Mari Fernandez
Felipe Amorim
Fogos
O prefeito João Campos anunciou que este ano a queima de fogos será feita em quatro pontos.
A duração será de 15 minutos. No ano anterior, foram apenas três pontos de show pirotécnico.
Com isso, Recife terá o maior Réveillon e a maior queima de fogos, segundo o prefeito.
Polos descentralizados
Também haverá festa na Lagoa do Araçá e Ibura, na Zona Sul, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade, e ampliação dos pontos de queima de fogos.
Iniciativa privada
De acordo com a prefeitura, o evento será realizado por meio de uma parceria com a iniciativa privada, sem custos para os cofres municipais. O contrato terá duração de dois Réveillons.
A empresa vencedora será responsável pela realização de todo o evento, desde a montagem da estrutura até a contratação de shows.
Como contrapartida, poderá fazer a exploração comercial de uma área próxima ao palco.
DP

Nenhum comentário:
Postar um comentário