Maré alta causa pontos de alagamento na área central do Recife
Chuvas no período da manhã também causaram alagamento
Motoristas e pedestres que transitam pelas ruas do Recife entre o final da tarde e início da noite desta quarta-feira (10) tiveram que lidar com alagamentos em diversas vias da cidade, mesmo com a trégua das chuvas. As águas que se acumulam nas ruas da capital foram causadas pela maré alta, que chegou a 2,6 metros às 17h.
A área central do Recife foi afetada pela maré alta e locais como a Rua da Aurora, vias próximas ao Parque Treze de Maio e outras localidades do bairro Santo Amaro ficaram alagadas.
De acordo com dados do site Tábua de Marés, o coeficiente de marés desta quarta-feira é de 102, o que é considerado muito alto. Com este coeficiente, há registro de grandes marés e fortes correntezas muito notórias.
As marés são oscilações periódicas do nível do mar que são o resultado da atração do Sol e da Lua sobre o oceano. Em um determinado momento do dia, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta.
Segundo o Tábua de Marés, outros fenômenos atmosféricos como a pressão atmosférica, o vento e a chuva provocam também variações do nível do mar, mas devido ao seu carácter imprevisível a longo prazo não são considerados nas tabelas de marés.
As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife fizeram a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitir um aviso de “estado de observação” para esta quarta-feira. As chuvas causaram pontos de alagamento na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Zona Sul do Recife.
Clima para quinta-feira (11)
O clima deve ser nublado e com chuva nos períodos da manhã e tarde desta quinta-feira (11) e com registro de trovoadas no período da noite. As informações constam no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar das chuvas, a temperatura capital pernambucana deve apresentar uma variação de apenas 4ºC. A temperatura máxima é de 29ºC e a mínima de 25ºC. As chuvas devem continuar até o próximo domingo, de acordo com o instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário