“Crítica construtiva é a arte da democracia”
Elon Musk Foto: EFE/EPA/ANGELO CARCONI
Empresário decidiu reagir ao Judiciário brasileiro e ao ministro Alexandre de Moraes
Embora o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, tenha dito que a polêmica entre o ministro Alexandre de Moraes e o empresário Elon Musk seja “assunto encerrado”, para o dono da rede social X, o debate sobre liberdade de expressão no Brasil está apenas começando. Nesta quinta-feira (11), Musk declarou que “crítica construtiva é a arte da democracia”.
Para o bilionário, os países deveriam “dar as boas-vindas às vozes sensatas para melhorar sua governança em vez de proibi-las”. A declaração na rede social X foi uma reação à matéria do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que ocorreu após um posicionamento do ministro Alexandre de Moraes. Nesta quarta-feira (10), o magistrado quebrou o silêncio e falou sobre o confronto com Elon Musk.
– As pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão – afirmou Moraes.
Na mesma publicação, o empresário colocou a liberdade de expressão como algo de importância vital e ressaltou sua natureza fundamental a fim de refrigerar a vida em sociedade.
– A liberdade de expressão é como o oxigênio para uma sociedade saudável – disse Musk.
Ainda sobre a liberdade, o empresário disse que ela “mantém as coisas frescas, animadas e divertidas. Sem ela, os regimes correm o risco de sufocar sob o peso de sua repressão”.
Marcos Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário