GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

EDUARDO CAMPOS NO LIVRO DOS HERÓIS

Sancionada inclusão de Eduardo Campos no livro dos heróis na presença da família

                                                Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

 

A Lei que inclui nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (15), e a cerimônia contou com a presença da família do ex-governador e ex-ministro, em Brasília. O projeto foi apresentado pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB), sob a justificativa do legado deixado por Eduardo, falecido em agosto de 2014.

“No momento em que sancionamos uma lei que transforma Eduardo em herói nacional, estamos dando uma contribuição para fazer com que aqueles que nasceram depois de nós possam conhecer outro tipo de político. Estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo as pessoas menos favorecidas e as pessoas pobres deste país. (…) Valeu a pena a passagem do Eduardo pelo Planeta Terra e pela política”, ressaltou Lula.

Renata Campos, viúva do ex-governador, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também falaram sobre a homenagem. “É muito importante a Nação brasileira reconhecer pessoas que lutaram, fizeram história e desejo que isso sirva de referência para as gerações futuras”, salientou Renata.

“Eu tenho certeza de que o meu pai está muito feliz onde estiver, feliz em ver o senhor (presidente Lula) liderando o País, feliz em ver a nossa família unida, feliz em ver um time que acredita na política sentando junto na mesa, tendo responsabilidade com a democracia, generosidade com o povo brasileiro e o cuidado de representá-lo. Que bom saber que alguém que fez o que Eduardo fez em vida, jamais morrerá ou será esquecido”, falou  João Campos.

No Senado, o projeto foi relatado por Flávio Arns (PSB-PR), enquanto na Câmara Federal ficou a cargo de Pedro Campos (PSB), filho do ex-ministro. “É muito simbólico que esse reconhecimento ocorra após 10 anos da partida precoce de Eduardo. Ele se destacou como um articulador habilidoso, capaz de construir alianças e abrir novos caminhos para a política brasileira e deixou um legado de compromisso com o progresso, a justiça social e o desenvolvimento sustentável, inspirando futuras gerações de líderes a seguirem seus passos na construção de um País melhor”, afirmou Pedro.

LIVRO

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no memorial cívico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. O livro é destinado ao registro do nome de brasileiros e brasileiras que tenham oferecido a vida para a defesa e a construção do Brasil, com dedicação e heroísmo, como determina a Lei 11.597, de 2007.

Eduardo Campos foi deputado estadual e deputado federal, governador de Pernambuco, ministro de Ciência e Tecnologia e se faleceu quando disputava a Presidência da República.

Entre os feitos deixados, teve dois programas premiados pela ONU: o Pacto pela Vida e o Mãe Coruja. Foi na sua passagem pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que houve avanço da pesquisa e da inovação no Brasil. Sob sua gestão, foram criados importantes marcos regulatórios e programas que até hoje impulsionam o desenvolvimento científico do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário