Olinda recebe ato de conscientização e luta por direitos
Em celebração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, Olinda recebe um ato de conscientização neste sábado (8). A concentração começou a partir das 15h, no Largo do Varadouro, com participação de cerca de 30 organizações e movimentos sociais.
A escolha por realizar o ato na cidade foi para descentralizar as atividades e reafirmar a importância histórica do movimento. Neste ano, o mote será “Pela vida de todas as mulheres, por direitos, enfrentando a extrema direita e o capital”.
“A escolha do mote vem de uma análise de conjuntura que mostra como o Brasil, ainda que tenham sido percebidos avanços, apresenta também um cenário preocupante de retrocesso e repressão que recai principalmente em mulheres e na população LGBTQIAPN+”, disse a organização do ato, em comunicado oficial.
Dentre os destaques do ato, está o clamor pelo direito de escolha pela maternidade, “ameaçado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, que impede e condena o aborto seguro e legal já garantido por lei e obriga mulheres e meninas a manterem até mesmo uma gestação decorrente de violência”, disse a organização.
As mulheres vão unir vozes para pedir, ainda, o fim da escala 6×1, para a garantia de uma melhor qualidade de vida para as trabalhadoras. Tarifa zero, transporte público seguro, educação laica, saneamento básico, justiça climática e não ao feminicídio, transfeminicídio e lesbocídio são outros temas que compõem os eixos que serão trabalhados durante a campanha nas ruas.
Do portal FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário