GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 12 de março de 2025

LOGÍSTICA

Aeroporto do Recife estreia serviço de entregas expressas inédito no Nordeste

Foto: Divulgação

Novo empreendimento deve agilizar o tempo de entrega de produtos nas regiões Norte e Nordeste


O Aeroporto do Recife, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital, estreou um serviço de entregas expressas no terminal de cargas. O novo empreendimento, inaugurado pela Aena e a Pac Log, deve reduzir em mais de 50% o tempo de entrega de produtos nas regiões Norte e Nordeste

Com o novo serviço, as operações courier, com desembaraço alfandegário de encomendas importadas, vão beneficiar as duas regiões. A Modalidade de transporte aéreo internacional de pequenas cargas garante mais rapidez na distribuição de mercadorias importadas por meio de compras online. O atendimento, que inclui os procedimentos aduaneiros para liberação dos produtos pela Receita Federal, é realizado pela empresa de logística PHX no Terminal de Cargas Internacional do Aeroporto do Recife (Teca-REC), gerido pela Pac Log.

Antes da chegada do courier no Recife, o recebimento e o desembaraço de encomendas internacionais estavam concentrados na região Sudeste do país, de onde o material seguia para o destino final. Agora, o novo serviço vai agilizar as entregas especialmente para os consumidores das regiões Norte e Nordeste, incluindo pessoas físicas e jurídicas. Estima-se a redução de mais de 50% do tempo atual para liberação das remessas expressas, em uma iniciativa com potencial para impulsionar o comércio e a economia da região.

A expectativa inicial é que sejam processados três mil pacotes mensalmente, mas o Teca-REC já possui capacidade para atender ao crescimento da demanda. Entre os produtos mais comumente enviados em remessas expressas, estão documentos, equipamentos eletrônicos e peças de pequeno porte. Um diferencial dessa modalidade de importação é que os artigos podem ser transportados em voos comerciais regulares, sem depender de aeronaves cargueiras.

O Aeroporto Internacional do Recife é o quinto do país e o primeiro do Nordeste em transporte de cargas. Espera-se que a chegada do serviço de courier amplie as potencialidades do terminal para a movimentação de mercadorias, uma vez que esse mercado no Brasil é estimado em US$ 3,17 bilhões, segundo dados de 2024 da consultoria Mordor Intelligence. "A Receita Federal tem desenvolvido uma excelente parceria com nosso Teca para que se torne uma referência no Nordeste. Com essa conquista, o Recife se firma ainda mais como um polo logístico estratégico, aumentando sua relevância no cenário nacional e reforçando o compromisso com a modernização e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos no Brasil", destaca o diretor Comercial da Aena Brasil, Juan José Sánchez.

O diretor de Operações da Pac Log, Jean Pablo da Costa, revela que a oferta do courier era um desejo antigo. "Este projeto era um sonho. Vamos tornar o terminal do Recife o hub da remessa expressa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Estamos muito felizes com o sucesso da primeira operação", comentou Jean Pablo, após o processamento dos primeiros artigos.

Para Ricardo Barbosa, diretor Operacional da PHX, o serviço promete trazer novas oportunidades para diversos setores, fortalecendo a infraestrutura logística regional e contribuindo para o crescimento econômico não só do estado de Pernambuco, mas de todo o Norte e o Nordeste. "É um marco super relevante trazer para a região um serviço que permite às pessoas comprarem produtos internacionais e receberem num tempo mais curto, o que hoje só é possível para os moradores do Sudeste do país", detalhou.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário