Torcida do Sport espalha faixas com tom discriminatório na sede e no CT do Náutico
Em nota oficial, a Federação Pernambucana de Futebol, repúdio o comportamento dos torcedores que espalharam ódio e intolerância
Um grupo de torcedores do rubro-negros espalharam, na madrugada do sábado, uma série de provocações aos alvirrubros. Faixas com conteúdos discriminatórios foram colocadas na sede social, na Rosa e Silva, e no CT Wilson Campos, na Guabiraba.
Durante a madrugada, diversas imagens já corriam pelas redes sociais, mostrando as provocações da torcida rubro-negra. Foram expostas frases escritas como: “Não somos os putos da barbie”; “Elite Falida”, “Fogo nos racistas”. Além das propriedades do Náutico, os torcedores levaram as faixas para o Marco Zero e na Ponte Duarte Coelho.
Em comunicado oficial, o Náutico condenou as faixas que apenas reforçam ódio e preconceito no futebol. Além disso, o clube acionou o departamento jurídico para que os autores sejam identificados e punidos.
Nota oficial do Náutico:
“O Clube Náutico Capibaribe, em sinal de respeito à sua história, vem a público repudiar, de maneira veemente, as cenas presenciadas nesta madrugada em nossa sede, centro de treinamento e garagem de remo.As faixas estendidas por uma meia dúzia de pessoas retrata aquilo que mais repudiamos: ódio e preconceito.
Isto posto e cientes do nosso papel, informamos que o caso já está sob os cuidados do nosso departamento jurídico e que todas as medidas cabíveis serão tomadas a fim de identificar e punir os autores destes atos, que, antes de qualquer coisa, são caracterizados pela falta de decência, dignidade e noção de convívio social”
Em nota oficial, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), repúdio o comportamento dos torcedores, que desrespeitam a história de civilização dos clubes e comprometem os relacionamentos no meio esportivo. E citou a importância de promover uma cultura da paz no âmbito esportivo."Nossa missão é promover o esporte de forma inclusiva e respeitosa, e não podemos tolerar a disseminação de ódio e intolerância nos estádios e arredores. A Federação está comprometida em trabalhar em prol da paz e do respeito mútuo no ambiente esportivo", destacou.
Sport e Náutico entram em campo neste sábado (06), às 16h30, no estádio da Arena de Pernambuco. Com a vitória por 2 a 0 na ida, o Leão da Praça da Bandeira poderá até perder por um gol de diferença. Já o Timbu, precisa de no mínimo uma vitória por dois gols de diferença para levar para os pênaltis ou por três para levantar a taça no tempo normal.
Confira na íntegra a nota oficial da FPF:
“A Federação Pernambucana de Futebol repudia veementemente os recentes atos irresponsáveis ocorridos em frente ao Clube Náutico Capibaribe e seu Centro de Treinamento. Tais comportamentos não apenas agridem a sociedade, mas também desrespeitam a história de civilização dos nossos clubes e comprometem os relacionamentos no meio esportivo. A FPF expressa sua solidariedade ao presidente do Náutico e ao presidente do Sport Club do Recife diante dessas manifestações inaceitáveis. Como entidade que representa o futebol pernambucano, reiteramos que todos devemos agir de maneira civilizada e repudiar energicamente quaisquer formas de agressão, assim como movimentos políticos e racistas. Nossa missão é promover o esporte de forma inclusiva e respeitosa, e não podemos tolerar a disseminação de ódio e intolerância nos estádios e arredores. A Federação Pernambucana de Futebol está comprometida em trabalhar em prol da paz e do respeito mútuo no ambiente esportivo. Instamos a todos os envolvidos a refletir sobre suas ações e a contribuir para a construção de um ambiente esportivo seguro e acolhedor para todos os torcedores do futebol em Pernambuco.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário