GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

PERNAMBUCO ARRETADO

Alunos de Petrolina, Caruaru e Recife trazem medalhas da Nasa

Depois de grupo do Mediotec Senac – que já venceu várias etapas do concurso ” Nasa Space  Apps Challenge 2024″ – agora é a vez de um colégio particular, o GGE, mostrar a que veio em um outro desafio lançado pela agência norte-americana: o Nasa Young Leaders. É que uma equipe do estabelecimento, formada por 18 estudantes, esteve no renomado projeto de imersão em laboratórios e instalações da Agência, em Houston. Detalhe: o grupo voltou do intercâmbio com medalhas de ouro, prata e bronze, em várias atividades que foram propostas pelos engenheiros do Johnson Space Center. Entre eles, desafios de robótica e até lançamentos de foguetes. Ou seja, a garotada está “virada no mói de coentro”, como diz a gíria.

Os estudantes são de unidades do GGE no Recife (capital), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão). Segundo o diretor do GGE em Petrolina, Ricardo Diniz, foi a primeira vez que um colégio brasileiro participou do programa Nasa Young Leaders. Diniz idealizou e organizou a participação dos estudantes na ação. “Foi, de fato, um grande momento de interação entre vários estudantes de países diferentes, com muita cooperação em grupo. E nosso resultado mostra que temos uma carga horária e uma proposta de ensino em nível internacional, com educação de excelência”, completa o diretor, referindo-se aos métodos do colégio, com aulas de robótica, cultura maker e vivência constante em laboratórios.

Além das competições, durante quatro dias, os jovens do Ouro Nasa tiveram oportunidade de conversar com engenheiros, astronautas e demais profissionais que atuam no centro de treinamento e tirar dúvidas sobre questões técnicas e sobre o dia a dia de descobertas e inovações. Todos receberam certificados de participação da semana de intercâmbio no Johnson Space Center. Nas unidades no Grande Recife viajaram três estudantes.

Entre os alunos vencedores estava José Elton Marinho Da Luz, de 17 anos, do GGE Aldeia, participante do grupo medalha de ouro na final do intercâmbio. “ Chegamos lá sem conhecer quase ninguém, mas fomos nos enturmando e nos tornamos muito próximos uns dos outros. Quando começaram as competições, levamos tudo muito a sério, como deveria ser. Conseguimos levar ouro nas competições de construção e lançamento de foguete e de cápsula criogênica. Ficamos com duas fitas de primeiro lugar e, consequentemente, a medalha de ouro geral da Nasa”, afirma.

“Essa vitória foi muito importante para conseguir o respeito de todos os grupos de outros países, que no início tiravam onda com a gente, dizendo que não iríamos ganhar nada”, completa. No início do mês, o GGE tinha aparecido com outra façanha. Seu aluno Heitor, de apenas oito anos, foi o único pernambucano selecionado para integrar um programa de visita ao Instituto de Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Polo Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos -SP.

Além dos alunos do GGE, uma outra equipe pernambucana – Mediotec Senac Recife – vem fazendo bonito em outro desafio lançado pela Nasa para jovens estudantes, o Nasa Space Apps Challenge 2024  Eles formaram a equipe “Flor de Mandacaru”, que apresentou o Projeto Florescer, uma plataforma educativa voltada para alunos e professores sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A competição ainda não terminou, e a garotada já garantiu participação na etapa final, quando concorrem com 946 ideias vindas de todo o mundo.

Por Letícia Lins*

Nenhum comentário:

Postar um comentário