GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de janeiro de 2026

SEGURANÇA PREVENTIVA E MARGINAIS PRESOS

PM detém 68 integrantes de torcidas organizadas antes do Clássico das Multidões

PM deteve 68 integrantes de torcidas organizadas antes do Clássico das Multidões (Reprodução/WhatsApp)

Sessenta e sete integrantes de torcidas organizadas foram detidos portando rojões e barrotes de madeira antes do Clássico das Multidões


Sessenta e sete integrantes de torcidas organizadas foram detidos portando rojões e barrotes de madeira, frequentemente utilizados em confrontos de rua, na manhã deste sábado (31), durante operação da Polícia Militar de Pernambuco para o Clássico das Multidões, marcado para as 16h30, na Ilha do Retiro.

Além disso, um homem, identificado como torcedor do Santa Cruz, foi detido sob a acusação de monitorar a torcida adversária para planejar possíveis ataques.

Sport e Santa Cruz entram em campo pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano 2026. O policiamento foi reforçado em Terminais Integrados, principais corredores viários e rotas já conhecidas pelo deslocamento de torcidas organizadas.

A operação teve como ponto de partida o Quartel do Comando Geral, mobilizando unidades da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), como Radiopatrulha, CIPMotos, BPTran, BPA e BPGd. Outras unidades de área também começaram cedo sua atuação ostensiva preventiva para antecipar ações que possam gerar conflito entre torcedores.

A estratégia preventiva é subsidiada por setores de inteligência e supervisionada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), onde forças da Secretaria de Defesa Social monitoram a movimentação em tempo real.

DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2026

Retrô x Decisão: onde assistir, horário e escalações pela partida decisiva do Pernambucano

Douglas, meia do Retrô e Kauan Diego, lateral do Decisão (Rafael Melo/ FPF)

A partida é válida pela 7ª rodada da primeira fase do Pernambucano de 2026


Neste sábado (31), Retrô e Decisão se enfrentam pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano de 2026. A partida acontece às 16h30, no Estádio dos Aflitos. O jogo coloca frente a frente a Fênix de Camaragibe que briga pela segunda vaga direta nas semifinais e o Bode de Moxotó, que pretende garantir a classificação para a segunda fase. 

Retrô

Neste sábado (31), Retrô e Decisão se enfrentam pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano de 2026. A partida acontece às 16h30, no Estádio dos Aflitos. O jogo coloca frente a frente a Fênix de Camaragibe que briga pela segunda 

A Fênix de Camaragibe chega para a partida em busca da 2ª colocação, que carimba o passaporte direto para a semifinal do Pernambucano. Na última rodada, o azulino acabou com a invencibilidade do líder Náutico e se manteve vivo na briga contra Sport e Santa Cruz. 

Para se classificar, o único resultado que interessa ao Retrô é a vitória. Empatando ou perdendo, o clube de Camaragibe precisará jogar as quartas de finais.

Decisão

O Bode de Moxotó vai para o confronto com um objetivo claro, garantir sua vaga nas quartas de final. O clube de Goiana foi goleado na última rodada pelo Vitória-PE e não conseguiu garantir a vaga antecipada na próxima fase. O clube briga com o Vitória das Tabocas e contra o Maguary para assegurar a classificação. 

Para se classificar diretamente, sem precisar torcer por outros resultados, o Decisão precisa vencer a partida contra o Retrô. Porém ainda tem chances de classificação se empatar ou se for derrotado, mas tendo que torcer para o Vitória-PE não vencer o Náutico.

Ainda existe outro cenário para a classificação para as quartas de final. O Decisão atualmente está empatado com o Maguary em pontos (6) e a frente do Vitória-PE. Se o Azulão de Bonito perder para o Jaguar, o Decisão já tem sua vaga garantida nas quartas de final, independente do resultado do confronto contra o Retrô. 

Histórico

Retrô e Decisão se enfrentaram três vezes na história, com uma vitória da Fênix de Camaragibe e dois empates.

  • Retrô 1 x 1 Decisão (PE 2025)
  • Decisão 2 x 5 Retrô (PE 2020)
  • Retrô 0 x 0 Decisão (Série A2 - PE 2019)

FICHA DO JOGO

Prováveis escalações

RETRÔ

Paulo Ricardo; David Junio, Rayan, Dankler e Lucas Sampaio; Kadi, Radsley e Luiz; Douglas Santos, Diego Guerra e Vágner Love. Técnico: Jamesson Andrade.

DECISÃO:

Local: Estádio dos Aflitos
Horário: 16h30
Transmissão:  TV FPF
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima
Assistente 1: Jose Romao da Silva Neto
Assistente 2: Victor Matheus de Lavor Paes Barreto
Quarto árbitro: Renato Milton da Silva

Lucas Valle

CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2026

Vitória x Náutico: veja onde assistir, horário e escalações para a partida do Campeonato Pernambucano

Equipe do Náutico na partida contra o Retrô (Rafael Vieira/CNC)

Já classificado, o Náutico visita o Tricolor das Tabocas neste sábado (31), às 16h30, em Bonito


Já classificado diretamente para as semifinais e com a 1ª posição da primeira fase assegurada no Pernambucano, o Náutico visita o Vitória neste sábado (31), às 16h30, no estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito. A partida será válida pela 7ª e última rodada do Estadual e terá transmissão do canal Goat, no YouTube.

Iniciando a competição vencendo os cinco primeiros jogos , o Timbu visita o Tricolor das Tabocas após conhecer a sua primeira derrota na temporada. A equipe perdeu para o Retrô nos Aflitos, na última quarta-feira (28), e estacionou nos 15 pontos ganhos na tabela de classificação.

Para o duelo em Bonito, o Náutico terá uma lista de desfalques. O meia Dodô foi liberado para acompanhar o nascimento do filho e não será relacionado. Pendurados com dois cartões amarelos, o volante Samuel e o zagueiro Mateus Silva serão preservados e também estarão fora do duelo.

O lateral Reginaldo e o atacante Jonas Toró serão ausências devido à lesões musculares. Júnior Todinho, por sua vez, levou o terceiro cartão amarelo contra o Retrô e cumpre suspensão automática neste sábado.

Em entrevista coletiva pré-jogo, o técnico Hélio dos Anjos projetou como chega o Náutico para o duelo e ressaltou a importância de voltar a vencer na temporada.

“Para nós a importância do jogo é muito grande. Nós temos objetivos a conquistar e não podemos deixar de somar pontos em duas rodadas seguidas no campeonato, independente de qualquer coisa. Não vamos ter alteração para a próxima fase em função de qualquer resultado nesse jogo, mas nós temos a busca da melhora sempre. É aprimorar esse grupo que vai jogar e fazer uma grande partida”, projetou Hélio dos Anjos.

Vitória

O Tricolor das Tabocas recebe o Náutico envolvido diretamente na briga pelo rebaixamento e pela classificação para as quartas de finais do Pernambucano. O Vitória atualmente ocupa a 7ª posição na tabela, com 4 pontos conquistados.

A equipe possui uma vantagem de apenas um ponto em relação ao 8º lugar Jaguar (posição de descenso). Em compensação, o Tricolor das Tabocas também está a dois pontos do G6, precisando vencer o Náutico e torcer por um tropeço de Maguary ou Decisão na rodada para chegar ao mata-mata.

Ficha do jogo

Vitória

Diego, Guilherme Lucena, Léo Gaúcho, Hítalo Rogério e Allan Pires; Diego Aragão, Ageu e Tomás Dias; Gabriel Pires, Pedro Maycon e Manoel. Técnico: Eudes Pedro.

Náutico

Muriel, Arnaldo, Wanderson (Índio), Igor Fernandes e Yuri Silva; Luiz Felipe, Wenderson e Juninho; Vinícius, Felipe Saraiva e Paulo Sérgio. Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos.

Local: Arthur Tavares de Melo, em Bonito
Horário: 16h30

Competição: Campeonato Pernambucano 2026

Árbitro: Nairon Pereira
Assistente N.º 1: Dhiego Cavalcanti
Assistente N.º 2: Priscilla Fernandes
4º Árbitro: Arthur Armando

Transmissão: Canal Goat e TV FPF (YouTube)

Caio Antunes


CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2026

Sport x Santa Cruz: onde assistir, horário e escalações em clássico pelo Pernambucano

Chrystian Barletta, atacante do Sport, e Patrick Allan, meio-campista do Santa Cruz (Paulo Paiva/Sport Recife e Rafael Vieira)

Valendo vaga antecipada na semifinal, Sport e Santa Cruz se enfrentam neste sábado (31), às 16h30, na Ilha do Retiro


É dia de Clássico das Multidões! Este sábado (31) marca o embate entre Sport e Santa Cruz, um dos grandes duelos do futebol brasileiro e que, desta vez, é válido pela 7ª rodada do Campeonato Pernambucano 2026, a última da primeira fase da competição. A bola vai rolar às 16h30, na Ilha do Retiro. Além do peso histórico, o jogo também vale a classificação antecipada às semifinais do Estadual.

O Leão terá a seu favor a torcida única nesta tarde na Ilha do Retiro. Somente rubro-negros estarão presentes nas arquibancadas. A medida é imposta aos clássicos no estado por determinação da FPF e está em vigor desde o dia 2 de fevereiro de 2025, um dia após brigas envolvendo torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport.

O Sport chega para o clássico na 2ª colocação, com 11 pontos, apenas um à frente do Tricolor. Uma vitória no Clássico das Multidões pode garantir ao Rubro-Negro a vice-liderança e a classificação direta para as semifinais. No entanto, em caso de vitória do Retrô (3º colocado) por um placar elástico, a Fênix pode ultrapassá-lo no saldo de gols, já que possuem a mesma pontuação.

O Santa Cruz ocupa a 4ª colocação, com 10 pontos somados, e, para ter chances de entrar no G-2, precisa vencer o clássico a qualquer custo e ainda torcer por um tropeço do Retrô. Os tricolores chegam ao duelo ainda sem treinador, mas embalados pela goleada por 6 a 0 sobre o Jaguar no meio de semana.

SPORT

O Sport terá casa cheia para encarar o Clássico das Multidões deste sábado. Isso porque mais de 20 mil torcedores já estão garantidos nas arquibancadas da Ilha do Retiro. O fator casa pode ser determinante para o time comandado por Roger Silva conquistar a primeira vitória em clássicos na temporada. Ainda oscilando, o Leão vem de um empate em 1 a 1 em Bonito, e restou o duelo contra o rival Santa Cruz para carimbar a vaga antecipada na semifinal.

Para o confronto com os tricolores, a escalação deve ser mantida, mas a postura em campo tende a ser diferente da apresentada na rodada passada, algo que foi cobrado pelo treinador rubro-negro. Como opções, o Sport pode relacionar o zagueiro Marcelo Benevenuto e o atacante Clayson, ambos já regularizados e treinando com o elenco no CT José de Andrade Médicis. A estreia de cada um dependerá da decisão de Roger.

Um retrospecto a favor dos rubro-negros é o dos confrontos contra o Santa Cruz como mandante. Desde 2020, o Sport não é derrotado pelos corais jogando dentro de casa.

“Vamos usar o apoio da torcida e transformá-lo em suor e dedicação. Sabemos do peso que é atuar no clássico e tivemos uma movimentação muito boa visando esse jogo. Estamos confiantes para entrar em campo e ter um excelente desempenho", ressaltou o centroavante Gustavo Coutinho.

SANTA CRUZ

O Santa Cruz vive um início de temporada marcado por oscilações e chega à reta decisiva da primeira fase do Campeonato Pernambucano ainda com chances de avançar diretamente à semifinal. Na quarta colocação, o Tricolor do Arruda depende de uma vitória sobre o Sport e de um tropeço do Retrô contra o Decisão para alcançar o G2 – vaga direta na semifinal e na Copa do Brasil 2027.

Para o clássico, o Santa Cruz seguirá sendo comandado pelo auxiliar técnico Fábio Cortez, já que o clube ainda não definiu um treinador efetivo para a sequência da temporada. A tendência é de manutenção da base utilizada na última rodada, sem mudanças significativas na equipe titular.

A principal alteração deve ser a entrada de Pedro Favela no lugar de Andrey, que sofreu uma pancada no rosto, mas pode ser relacionado como opção no banco de reservas. Além disso, o zagueiro Matheus Vinícius volta a ficar à disposição após cumprir suspensão.

FICHA DA PARTIDA

SPORT

Halls; Matheus Alexandre, Marcelo Ajul, Ramon Menezes e Felipinho; Zé Gabriel, Pedro Martins e Yago Felipe; Chrystian Barletta, Gustavo Maia e Gustavo Coutinho. Técnico: Roger Silva.

SANTA CRUZ

Rokenedy, Israel, Eurico, Ianson e Ruan; Wagner Balotelli, Pedro Favela, Patrick Allan e Willian Júnior; Vitinho e Quirino. Técnico: Fábio Cortez.

Local: Ilha do Retiro, no Recife

Horário: 16h30

Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)

Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Humberto Martins Dias Silva (PE)

VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

AVAR: Clovis Amaral da Silva (PE)

Transmissão: TV Globo (TV aberta)

Gabriel Farias e Paulo Mota

DENÚNCIA GRAVE

Ramagem diz que polícia colocou preso para medicar Bolsonaro

Alexandre Ramagem Foto: YouTube Conversa Timeline

Ex-deputado defende a prisão domiciliar para o ex-presidente


Durante participação no programa Conversa Timeline desta sexta-feira (30), o ex-deputado federal Alexandre Ramagem disse que tomou conhecimento de que um detento em regime semiaberto foi escolhido para ser o responsável pela medicação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha.

– Houve ainda uma nova informação, que a Polícia Militar colocou um detento em regime semiaberto para cuidar da medicação de Jair Bolsonaro. Ou seja, isso não é uma demonstração que onde ele está não está condizente com o cuidado que deve ser ministrado ao detento injustiçado Jair Bolsonaro? – declarou.

– Então é lógico que deveria ser concedida, mais do que imediatamente já deveria ter sido concedido esse benefício que é precedente consolidado do STF.

No programa, Ramagem defendia a prisão domiciliar do líder da direita no Brasil e ainda criticou o processo do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou não apenas Bolsonaro, mas ele também.

– Todos nós sabemos a fraude que é essa ação do golpe, todos nós sabemos que tudo que foi apontado ali realmente foi criado, foi na criatividade, para acabar com o segmento da direita e com o nosso maior líder – declarou.

Assista:

Leiliane Lopes 

VENEZUELA

Sob pressão de Trump, ditadora interina anistia presos políticos

Delcy Rodríguez, ditadora interna da Venezuala - Foto: redes sociais

Delcy Rodríguez também anunciou o fechamento de um centro de tortura


Sob pressão do presidente nrte-americano Donald Trump, a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (30) anistia geral para presos políticos que lotam os cárcere do regime autoritário implantado por Nicolás Maduro, atualmente preso aguardando julgamento em Nova York

Tanto quanto Maduro, Rodriguez exerce o poder de maneira ilegˆtima porque que beneficiou também da fraude eleitoral que garantiu o poder ao ex-ditador. A medida foi anunciada poucos dias antes de completar seu primeiro mês na interinidade, após Trump ordenar a captura de Nicolás Maduro.

Em discurso no Supremo Tribunal, que a ditadura controla, ela afirmou: “Decidimos colocar em marcha uma lei de anistia geral que cubra todo o período de violência política de 1999 até o presente”.

Delcy Rodríguez também anunciou o fechamento da prisão Helicoide, em Caracas, centro de tortura de opositores do regime.

ELEIÇÕES 2026

Risco de derrota do PT no Nordeste preocupa Lula

Lula e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


O risco real de derrota de ao menos dois governadores petistas no Nordeste acendeu o alerta no PT e impulsiona a ideia de substituição do candidato. Mais do que manter a tutela da máquina estadual, a troca mira preservar votos a Lula no Ceará e Bahia. No Ceará, pesquisas mostram Ciro Gomes (PSDB) em vantagem contra Elmano de Freitas (PT). Ciro deve pedir votos para Flávio Bolsonaro (PL) e melar expectativa petista de repetir vitória de Lula em todos os 184 municípios do Estado.

Chama o padrinho

O ministro da Educação Camilo Santana, que governou o Ceará por dois mandatos, é o cotado para substituir o poste Elmano.

Palácio Rio Branco

ACM Neto (União Brasil) também tira o sono do PT na Bahia e com chance de tirar Jerônimo Rodrigues. O cotado é o ministro Rui Costa.

Piscou e saiu

O PT esperava diluir os votos da oposição na Bahia entre Flávio e Ronaldo Caiado, que até lançou a pré-candidatura no Estado.

Tem um porém

Caiado deixou a sigla de ACM Neto e não conta com tanto empenho do ex-correligionário. Outro foco de preocupação é o Rio Grande do Norte.

Cláudio Humberto

A CRISE SÓ AUMENTA

Justiça bloqueia R$150 milhões da Fictor, que tentou comprar o Banco Master

Rafael Gois, CEO do Grupo Fictor.


Holding enfrenta ações judiciais de investidores que reclamam de calote em rendimentos mensais

A desembargadora Maria Lúcia Pizzotti, do Tribuinal de Justiça de São Paulo, decretou o bloqueio cautelar de R$150 milhões da holding de investimentos Fictor, um dos patrocinadores do Palmeiras, que se envolveu na operação de compra do Banco Master por investidores árabes, até que o Banco Central liquidou a instituição financeira e seu controlador Daniel Vorcaro foi preso pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Compliance Zero.

Segundo o blog do jornalista Fausto Macedo, do Estadão, que noticiou primeiro o bloqueio milionário, a Fictor tem capital aberto na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, e informou que somente se manifestará por meio dos autos, uma vez que o processo está em segredo de justiça.

A decisão da desembargadora Maria Lúcia Pizzotti, da 30ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, impôs o bloqueio dos ativos financeiros da Fictor como uma forma de preservar uma garantia em dinheiro desse valor de R$150 milhões que seria prevista em contrato de uma operação de cartões de créditos empresariais. A decisão foi uma resposta a recurso após um entendimento anterior que negou o bloqueio.

Desde o início do ano, a holding enfrenta ações judiciais de investidores que afirmam não ter recebido a rentabilidade mensal fixa prometida pela empresa. Segundo os processos, após solicitarem o resgate dos valores aplicados, os investidores não receberam os recursos no prazo contratual, diante de sucessivas justificativas e atrasos apresentados pela empresa.

CRISE NO SISTEMA FINANCEIRO

Vorcaro diz que Will Bank seria comprado por fundo árabe

Daniel Vorcaro, do Banco Master.


Negócio com seria fechado no dia da liquidação do Master, diz banqueiro


Em depoimento prestado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o criador do Banco Master, Daniel Vorcaro, declarou que a alienação do Will Bank estava programada para ser oficializada em 18 de novembro de 2025. Segundo o executivo, o grupo Mubadala Capital, sediado em Abu Dhabi, estava prestes a firmar o contrato de aquisição justamente no período matutino em que o Banco Central (BC) decretou a intervenção no Master.

Durante uma acareação conduzida em dezembro, Vorcaro pontuou que a deflagração da Operação Compliance Zero pela Polícia Federal foi o fator determinante para a interrupção das tratativas. O banqueiro defende que a capitalização por meio de investidores internacionais teria sido a solução para os problemas de fluxo de caixa das empresas.

Em suas palavras:

“O contrato estava pronto. Seria um desfecho de final feliz para o sistema financeiro, que foi infelizmente interrompido pela operação”.

Apesar das expectativas do fundador, o Will Bank, que possuía uma base de 12 milhões de usuários e registrou movimentação de R$ 7,5 bilhões no último ano, teve sua liquidação extrajudicial decretada em 21 de janeiro. O encerramento das atividades ocorreu pouco tempo depois que o embate judicial e as ações policiais inviabilizaram a continuidade dos negócios do conglomerado.

O relato de Vorcaro tornou-se público na noite de quinta-feira, 29, após o ministro Dias Toffoli remover o sigilo sobre as oitivas que investigam o colapso do grupo financeiro. O material inclui ainda declarações de Ailton Aquino, diretor do BC, e de Paulo Henrique Costa, ex-gestor do BRB.

Além de justificar a venda frustrada da fintech, o empresário contestou as suspeitas de ilícitos no setor de crédito. Vorcaro assegurou a legitimidade dos títulos emitidos pela companhia Tirreno e afirmou que não possuía atribuições técnicas para acompanhar as rotinas operacionais da empresa na época dos acontecimentos.

Atualmente, a Polícia Federal mantém as investigações para confirmar se o grupo forjou créditos sem garantias reais para ludibriar investidores e inflar balanços patrimoniais. O inquérito tramita sob a égide do STF devido ao envolvimento de autoridades com foro especial.

Juan Araujo

REUNIÃO SECRETA ENTRE LULA E VORCARO

Mantega articulou reunião de Lula com Vorcaro, que pagava a ele R$1 milhão por mês

Ex-ministro Guido Mantega, em foto de 2023 nas redes sociais.

Ex-ministro foi cinco vezes ao Planalto antes de levar banqueiro ao gabinete de Lula


Registros da agenda pública do Palácio do Planalto e informações de bastidores revelam que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, desempenhou um papel de articulador entre o Governo Federal e o Banco Master ao longo de 2024. Mantega reuniu-se em ao menos cinco ocasiões com o assessor de Lula e chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.

O empenho do ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff (PT) tem explicação: de acordo com revelação já divulgada, ele foi contratado para dar “consultporia”a Daniel Vorcaro mediante pagamento mensal de R$1 milhão.

O último desses diálogos ocorreu em 4 de dezembro, quando o ex-ministro esteve acompanhado pelo proprietário do Master, Daniel Vorcaro, embora o nome do banqueiro não tenha sido formalmente registrado na agenda daquele dia.

Naquele período, o Banco Master enfrentava dificuldades de liquidez e Mantega operava como um mediador na tentativa de viabilizar a venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB). Após a conversa com o assessor presidencial, Mantega e Vorcaro solicitaram e obtiveram uma audiência direta com Lula no próprio gabinete presidencial.


O encontro com o mandatário contou com a participação de figuras do alto escalão, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Augusto Lima (então CEO do Master) e Gabriel Galípolo, que na época já havia sido indicado para assumir o comando do Banco Central.

Durante a conversa, Vorcaro manifestou seu interesse em combater a concentração do setor bancário nacional e relatou sofrer pressão do BTG Pactual. Segundo o banqueiro, o grupo de André Esteves teria demonstrado intenção de adquirir o Master por um valor meramente simbólico, o que o levou a questionar Lula se deveria levar a venda adiante ou manter o negócio.

Em resposta, o presidente Lula recomendou que Vorcaro não transferisse o controle do Master ao BTG. Na mesma ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para tecer comentários negativos sobre André Esteves e criticar a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central.

Historicamente, a relação de Mantega com o gabinete pessoal de Lula já registrava encontros anteriores, como os ocorridos em maio e novembro de 2023, embora não existam dados sobre reuniões entre o ex-ministro e Marcola nos anos de 2025 e 2026.

Juan Araujo

ELEIÇÕES 2026

Pernambuco terá um senador de direita



As eleições deste ano em Pernambuco serão muito complicadas, a começar pelo cenário que se apresenta para o Senado, com postulações de diversos partidos, bem como de candidatos que estão mudando de partido para viabilizar o ingresso na difícil disputa pelas duas vagas.

Não existe candidatura solta, avulsa, sem cabeça de chapa forte, no caso o candidato a governador. Na recente história pernambucana, só lembro do grande Cali (Carlos Wilson), eleito senador sem uma chapa completa, apenas com FHC candidato a presidente.

Espero que o Brasil, ou melhor, Pernambuco esteja atento a essa eleição. Temos duas vagas e a possibilidade de a direita eleger uma é muito grande, na minha opinião, em razão da polarização em cima no plano nacional e a divisão que se observa no eleitorado brasileiro. Pernambuco não é uma ilha.

No pleito passado, Gilson Machado saiu das urnas como candidato ao Senado no campo bolsonarista com mais de 1,3 milhão de votos. Foi o segundo mais votado de Pernambuco e o primeiro mais votado do Nordeste.

Não entrou, porque só tinha uma vaga. Vamos nos empenhar fortemente em favor dele na campanha que se aproxima. Não tenho nenhuma dúvida de que há um espaço aberto no Estado para emplacarmos um senador de direita.

 Por André Correia*

DRENAGEM DO PORTO DO RECIFE

Porto do Recife inicia até março obra de dragagem de R$ 100 milhões

Porto do Recife receberá obra de dragagem (Foto: : Wesley D'Almeida/Mpor)

Intervenção vai para ampliar capacidade operacional, permitindo a atracação de navios maiores e fortalecendo a competitividade logística do porto


O Porto do Recife dará início a uma obra de dragagem voltada à readequação da infraestrutura aquaviária, com investimento estimado em R$ 100 milhões. A intervenção, cuja contratação foi formalizada nesta sexta-feira (30), faz parte de uma licitação homologada em 26 de janeiro de 2026 e tem como objetivo ampliar a capacidade operacional do complexo portuário.

Os recursos destinados à obra pelo governo federal somam R$ 54,1 milhões empenhados em 2025 e R$ 45,8 milhões previstos para 2026. A expectativa é que os trabalhos tenham início até março de 2026, com conclusão prevista para maio de 2027. As obras serão executadas pela DPA Engenharia.

A dragagem é considerada estratégica para o fortalecimento das operações portuárias no Recife, ao permitir a recepção de embarcações de maior porte e melhorar as condições de navegação no canal de acesso e na bacia de manobra.

O presidente do Porto do Recife, Paulo Nery, destacou que uma obra de dragagem foi feita em 2022, mas em uma escala menor, e que a obra prevista deixará um calado operacional de 12 metros. O calado trata-se da distância entre a linha d’água e o fundo do canal ou do berço de atracação, considerando a maré e as condições operacionais. Esse dado precisa ser maior do que o calado do navio, que é a parte submersa da embarcação, para evitar encalhes.

“O projeto prevê dragagem de manutenção e a readequação do acesso aquaviário, com profundidade mínima de 12 metros, calado operacional de 10,7 metros, canal de acesso com 240 metros de largura e bacia de manobra com 500 metros de diâmetro. Com essas adequações, o porto poderá operar navios de até 210 metros de comprimento, ampliando o fluxo de cargas e a competitividade logística. A dragagem é considerada estratégica para o fortalecimento das operações portuárias no Recife, ao permitir a recepção de embarcações de maior porte e melhorar as condições de navegação no canal de acesso e na bacia de manobra”, explica o presidente do Porto.

A governadora Raquel Lyra agradeceu a parceira com o governo federal e pontuou que a obra era aguardada há dez anos pela capital pernambucana. “Hoje, aqui no Porto do Recife, estamos autorizando o início das obras de dragagem do canal, que vão permitir o aprofundamento do calado e, com isso, a atracação de navios de maior porte. Isso possibilita movimentar mais cargas, gerar mais receita para o estado e tornar Pernambuco mais competitivo e eficiente para os nossos produtores que exportam, sobretudo granéis, além de fortalecer o porto para o turismo, com a chegada de passageiros. São parcerias como essas que permitem a Pernambuco destravar obras estruturadoras e consolidar o Estado como um hub logístico do Norte e do Nordeste brasileiros.”

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, frisou o impacto econômico da ação para o estado. “A gente sabe a importância deste porto para o desenvolvimento da cidade. É um porto que tem uma grande capacidade e a gente pode ampliar as nossas operações na área de granéis líquidos e sólidos. Com navios maiores são mais carga e , mais movimentação, o que significa desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a população.”

Porto de Suape

Mais cedo, foi entregue a dragagem do canal interno do Porto de Suape, iniciada em agosto de 2025, com investimento total de R$ 217 milhões, sendo R$ 100 milhões oriundos do governo federal e R$ 117 milhões do governo de Pernambuco.

A dragagem do canal interno aprofundou o tamanho do calado para 16.2 metros, com a retirada de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

A intervenção foi fundamental para o acesso de navios ao novo terminal de contêineres que está sendo construído pela APM Terminals. Além de melhorar a operação logística, a intervenção deve aumentar a movimentação de cargas e atrair novos investimentos para Pernambuco e para o Nordeste.

Adelmo Lucena