GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SPORT - ELEIÇÕES NA ILHA DO RETIRO

Presidente da comissão eleitoral do Sport renuncia; veja detalhes

                                     Ilha do Retiro - Foto: Igor Cysneiros/ Sport Club do Recife


Substituto para cargo já foi definido pelo clube; saída do magistrado se dá por envolvimento familiar


As eleições executivas do Sport seguem em ebulição. O então presidente da Comissão Eleitoral do Leão, Francisco de Queiroz Cavalcanti, pediu a renúncia da função na última sexta-feira, dia 29 de novembro. O clube informou no último domingo que ele será substituído por Silvio Pessoa de Carvalho Júnior, chefe da procuradoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O ge apurou que o desejo pela saída partiu do próprio magistrado e se deu por envolvimento familiar. O filho de Queiroz Cavalcanti, Bruno Cavalcanti, compõe a chapa do Conselho Deliberativo do presidente Yuri Romão, candidato à reeleição no pleito do dia 16 deste mês. A informação foi confirmada por Silvio Pessoa.

O Sport informou que a comissão Eleitoral da Eleição para o Biênio 2025/2026 passa a ter os seguintes membros: Silvio Pessoa de Carvalho Júnior, no cargo de Presidente, e Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, André Baptista Coutinho, Luís Alberto Galindo e Taciano Domingues da Silva como membros.

Nova composição, aliás, já está sendo contestada. A chapa de oposição Leões pela Mudança pediu o afastamento do jurista Luís Galindo por ligação direta com membros do grupo da situação.

Galindo, justifica o documento, seria muito próximo do candidato a presidente do Conselho Deliberativo na chapa de Yuri Romão, Ademar Rigueira - além de já ter explicitado apoio ao atual presidente do clube.

Ainda sem parecer

Na última sexta-feira, a chapa de oposição “Leões pela Mudança - Profissionalização e Coragem Para Vencer!”, liderada por Rafael Arruda, entrou com um pedido de impugnação contra a candidatura de Yuri Romão, alegando que ele estaria infringindo o estatuto do clube ao tentar uma segunda reeleição consecutiva.

Segundo a oposição, Yuri já teria sido eleito como presidente em 2020, ao integrar a chapa de Leonardo Lopes, que renunciou ao cargo em 2021, e, posteriormente, reeleito em 2022. Baseando-se nesse entendimento, a tentativa de Romão por um novo mandato violaria a regra estatutária que proíbe duas reeleições consecutivas.

Em contato com a reportagem do ge, o presidente da Comissão Eleitoral rubro-negra, Silvio Pessoa, deu detalhes sobre como está o processo do pedido de impugnação. Segundo ele, a chapa da situação foi notificada nesta segunda-feira para dar seu parecer. O prazo de resposta será até o fim da tarde da quarta-feira.

- O pedido pela impugnação foi protocolado na sexta à noite junto com os documentos, de todas as chapas. O que a gente fez nesse fim de semana foi fazer a autuação do processo, organizar e tal, e recebemos a impugnação. Sobre a impugnação, a comissão ainda não tem opinião formada ainda porque precisa ouvir o outro lado - conta.

- Hoje (segunda-feira) de manhã, a chapa 20, de Yuri, foi notificada com prazo de dois dias úteis para apresentar sua defesa, esse prazo encerra no fim da quarta. A partir dessa data a comissão começa o prazo para dar sua decisão. Então, está nesse estágio ainda de ouvir a chapa impugnada. 

Por Camila Sousa e Alexandre Barbosa — Recife

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário