GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 11 de maio de 2025

DEMOLIÇÃO INICIADA

Prédio que desabou em Piedade começa a ser demolido; serviço pode terminar na segunda (12)

Edifício Kátia Melo desabou na última terça (6)



Começou, na manhã deste sábado (10), a demolição das ruínas do edifício Kátia Melo, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os trabalhos foram iniciados por volta das 9h30 e devem ser encerrados no final da tarde. As equipes retornarão neste domingo (11), às 7h, para dar continuidade ao serviço.

O prédio desabou na última terça-feira (6). Construído no estilo caixão, tinha 16 apartamentos. Não houve vítimas. A Defesa Civil de Jaboatão já havia determinado a evacuação do edifício na noite do último domingo (4).

O secretário executivo da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, Elton Moura, contou que, no domingo, "já existia uma estrutura quebrada na base do prédio, além de fissuras, rachaduras e abatimentos no piso".

Ainda segundo Elton, - que também está à frente da demolição e retirada dos escombros -, a demolição do Edifício Kátia Melo deve ser finalizada em até três ou quatro dias. 

"Estão juntando os materiais para que as máquinas tenham uma altura suficiente e possam começar a fazer a retirada e a quebra da estrutura que está mais instável, que fica mais ao sul", explicou o secretário.

A prefeitura já havia iniciado o serviço preliminar na noite de sexta-feira (9). "Devemos encerrar os trabalho segunda-feira", destacou Elton.

Três prédios próximos ao Edifício Kátia Melo foram interditados. Além deles, 14 casas foram avisadas sobre os transtornos que o serviço poderia causar.

Katarina Pimentel da Silva, uma das moradoras vizinhas, acompanhou a demolição e estava bastante emocionada. Ela vive com a mãe, que está acamada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que foi um motivo de preocupação. No momento do desabamento, elas tiveram que sair às pressas. 

Ela agradeceu o apoio das autoridades e elogiou a celeridade do processo.

"Estou muito feliz, tudo o que eu mais esperava agora está acontecendo. Só tenho o que agradecer, minha mãe está louca para voltar pra casa e agora vai dar tudo certo", falou.

"No momento em que o prédio caiu, eu estava em casa com a minha mãe e só pensei nela na hora. Então, foi muito dificil, mas felizmente os vizinhos nos acolheram", completou Katarina.

Livramento
Para a Folha de Pernambuco, Mauro Lima, um dos moradores do Edifício Kátia Melo, contou sobre a importância de terem saído assim que foram avisados.

"Contrataram dois engenheiros que foram até o prédio e alertaram que todas as pessoas deveriam sair do prédio por segurança. Mas nem eles imaginavam que algo fosse acontecer tão rápido", disse Mauro.

"Pelo que falaram, foi um livramento. Pela estrutura do prédio, poderia ter desabado bem antes", complementou o morador.

Mauro também relatou que conseguiu pegar todos os seus pertences e está na casa de sua mãe. 

Suporte

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Defesa Civil afirmaram que estão garantindo todo o apoio necessário para quem sofreu com o desabamento do local.

"Nos colocamos à disposição e, em nenhum momento, as famílias pediram nada mais do que a possibilidade de conseguirem tirar os seus pertences", lembrou Elton Moura.

Por Paula Bacelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário