Senadores anunciam reunião nos EUA, mas ocultam nomes
"Por questão estratégica", diz Nelsinho Trad, interlocutores são mantidos em sigilo
A comitiva de senadores em missão oficial aos Estados Unidos com o objetivo de tentar reverter — ou ao menos adiar — a aplicação das novas tarifas comerciais impostas ao Brasil, ainda não teve nenhum encontro com autoridades do país.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) que lidera a comitiva, afirmou que só nesta terça-feira (29), que os parlamentares terão uma reunião com autoridades dos EUA.
O parlamentar aponta ainda que por questões estratégicas, os nomes e partidos dos participantes são mantidos em sigilo.
“Sobre a reunião marcada para amanhã, já temos seis parlamentares brasileiros confirmados. Outros também estão em processo de confirmação. Por uma questão estratégica, estamos preservando os nomes e partidos por ora, para evitar qualquer interferência que possa comprometer agendas já firmadas”, declarou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28).
Ainda conforme Trad, o principal objetivo do grupo é distensionar a relação entre os países.
“A nossa missão tem como principal objetivo distensionar a relação entre o Brasil e os Estados Unidos, especialmente no diálogo com os parlamentares norte-americanos. Ao conseguirmos isso, entendemos que o primeiro passo estará dado: criar um ambiente favorável para que o governo federal — que tem a prerrogativa de negociar — possa avançar nas tratativas”, ponderou.
A expectativa é de que os senadores atuem como interlocutores pois até o momento, o governo Lula ainda não articulou nenhuma ação para tentar reverter a medida; prevista para entrar em vigor já em 1º de agosto.
Veja abaixo a declaração completa de Trad:
Mael Vale
