GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 14 de fevereiro de 2026

SENADORES SE ESCONDEM

Alfredo diz que Senado deve cobrar postura do STF: ‘Chega de covardia’

Deputado Alfredo Gaspar (União-AL) expõe apatia do Senado no papel de fiscalizar o STF. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Relator da CPMI do INSS atribui escândalo envolvendo Toffoli à falta de independência e moral em muitos dos membros do Senado


Após reclamar de “podridão” dos poderes da República na relação entre o ministro Dias Toffoli e o escândalo do Banco Mastes, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) criticou os senadores por fugirem do papel de fiscalizar o Supremo Tribunal Federal (STF). Em vídeo publicado nesta sexta-feira (13), o relator da CPMI do INSS cobra que senadores exijam da Corte Suprema à altura dos interesses da nação.

Cotado para disputado uma das duas vagas de senador em Alagoas, Alfredo Gaspar diz estar impressionado com a apatia do Senado, diante dos graves fatos alertados no relatório em que a Polícia Federal ao STF. O documento que pediu a suspeição de Toffoli sugeriu a possibilidade de haver indícios de crimes em mensagens do celular do banqueiro Daniel Vorcaro que citam pagamentos ao ministro de dinheiro via fundo ligado ao Master.

O que temos visto por parte de alguns integrantes do STF só tem sido possível pela omissão de fiscalização por parte do Senado da República. Falta independência e tamanho moral a muitos dos membros do Senado para cumprirem seus deveres institucionais”, escreveu Alfredo, na rede social X.

O parlamentar alagoano ressalta que ninguém deve estar acima da lei, conforme a Constituição. Mas conclui que, na prática, os membros do Supremo são intocáveis. E alerta que o afastamento do ministro Dias Toffoli do caso, após relatório da PF “não pode abafar as irregularidades que foram constatadas”.

“O Supremo Tribunal Federal é um Poder da República. Um poder vitalício. Tem que prestar contas à nação. E o Senado da República tem que ter dependência e responsabilidade para cobrar do Supremo Tribunal Federal que se porte à altura dos interesses da nação. Chega de covardia! Chega de impunidade!”, protestou Alfredo Gaspar.

Assista ao vídeo do deputado Alfredo Gaspar publicado na rede social X:

Nenhum comentário:

Postar um comentário