Lula fazendo besteiras e a reprovação continua alta
Novos dados divulgados ontem (22) atestam a dificuldade da imagem do Governo Lula (PT) perante a opinião pública, neste momento da gestão. Segundo levantamento da pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a administração é reprovada por 54% dos brasileiros, enquanto 40% aprovam a gestão do petista.
A pesquisa foi executada entre os dias 14 e 19 de maio de 2025, e os números já captaram o mau humor da população depois do escandaloso esquema dos descontos indevidos nas aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O esquema fraudulento, aliás, está entre as notícias políticas mais consumidas pelos brasileiros nas últimas semanas, também de acordo com o Ipespe. Entre os outros temas mais buscados estão as viagens do presidente Lula, os acordos comerciais com a China e a fala da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sobre o TikTok.
Fica difícil para Lula recuperar a popularidade ou parar de perder pontos perante a opinião pública por vários motivos. A sociedade não é mais aquela dos primeiros governos lulistas, e o presidente parece que nunca vai entender isso.
Hoje, a população está mega conectada e não se contenta com as notícias da TV ou de veículos tradicionais, buscando sempre algo mais na internet, ambiente dominado pela oposição e no qual o PT tem perdido na guerra de narrativas.
É muito fácil para qualquer eleitor buscar em uma pesquisa rápida, por exemplo, informações sobre as imensas comitivas que Lula tem levado em suas viagens fora do Brasil. O próprio presidente não se ajuda nessa questão. Lula já tem fama de gastador e não se faz de rogado ao viajar.
Para a Ásia, por exemplo, em março deste ano, levou 220 pessoas ao custo de pelo menos R$ 4,5 milhões dos cofres públicos, incluindo Janja e representantes de diferentes órgãos do governo e do Congresso.
O brasileiro comum, aquele trabalhador que pega o transporte público lotado, vai ao supermercado e não consegue fazer o dinheiro render, resolve fazer uma pesquisa rápida no Google ou Instagram e recebe a informação de que o presidente levou 220 pessoas para uma viagem às custas dos impostos.
Fica difícil entender o motivo de tanta gente, a eficácia de uma comitiva desse tamanho e de onde sai tanto dinheiro para bancar esse povo, se o próprio governo prevê um rombo nas contas públicas em 2025 de quase R$ 52 bilhões. Mais difícil ainda será para Lula recuperar popularidade desse jeito.
Por Larissa Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário