GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de maio de 2025

ABASTECIMENTO

Chuvas fortes interrompem abastecimento de água em 61 localidades

Compesa informou que, em alguns casos, depende da Defesa Civil de cada cidade para voltar com o abastecimento/Foto: Compesa

A Compesa informou que a falta de abastecimento se dá por fatores como falta de energia e protocolo de segurança


As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do estado nas últimas 24 horas levaram à paralisação de 61 sistemas de abastecimento de água operados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Entre os motivos estão a falta de energia elétrica, a má qualidade da água dos mananciais e o acionamento do Protocolo de Segurança dos Morros, medida preventiva adotada quando o volume de chuva ultrapassa os 100 mm.

Entre as localidades afetadas, 10 unidades estão sem funcionamento devido à interrupção do fornecimento elétrico, atingindo bairros no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Joaquim Nabuco. Outras quatro estão inativas por baixa qualidade da água, como em Timbaúba, Itaquitinga, Jaboatão (Marcos Freire e Muribeca) e Camaragibe (Vera Cruz).

A maior parte das paralisações (47 unidades) ocorreu em áreas de morro, onde o protocolo de segurança foi acionado. Bairros inteiros de Olinda, Paulista, Camaragibe, Recife e Jaboatão estão com o fornecimento temporariamente suspenso. Nessas áreas, o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos, e manter a água nas tubulações pode agravar esse perigo.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados foram registrados em Jaboatão dos Guararapes (161,2 mm), Recife (134,8 mm), Olinda (125,3 mm), Cabo de Santo Agostinho (124,6 mm) e Goiana (117,6 mm).

A Compesa informou que está em contato com a Neoenergia para restabelecer a energia nas unidades afetadas. Nos casos relacionados ao protocolo de segurança, o abastecimento só será retomado após vistoria técnica e liberação por parte da Defesa Civil de cada município.

Nos casos da baixa qualidade da água dos mananciais, o retorno da operação depende da avaliação técnica decorrente do monitoramento contínuo realizado pela Compesa.

Recife

No Recife, o acionamento do protocolo de segurança também as URs 1, 2, 3, 4, 5, 10 e 12, Jordão, Nova Descoberta, Dois Irmãos Apipucos, Córrego do Jenipapo, Macaxeira, Brejo da Guabiraba, Dois Unidos, Passarinho, Córrego do Jenipapo, Brejo da Guabiraba, Alto da Brasileira, Alto das Queimadas, Alto do Refúgio, Alto José Idalino, Altos do Progresso, Caetés, Cruzeiro, Antônio Félix, Alto do Burity, Alto da Brasileira, Giquiri, Alto Mundo Novo, Alto 13 de Maio, Alto do Resplendor, Alto da Esperança, Alto Nossa Senhora de Fátima, Visgueiro, Córrego do Ouro, Córrego do Botijão, Áreas de Raposa, Vasco da Gama, Alto N. Sra. de Fátima, Conceição, Favela, Alto do Eucalipto, Alto da Foice, Vila Um Por Todos, Encosta do Morro da Conceição, Córrego do Curió, Córrego Leôncio Rodrigues, Córrego do Morcego, Alto do Maracanã, Alto do Capitão, Alto da Esperança, Alto do Rosário, Brejo de Beberibe, Sitio dos Pintos, Sitio São Braz, Várzea, UR-07 Várzea, Guabiraba, Bomba do Hemetério e Morro da Conceição.

Jaboatão dos Guararapes

Já em Jaboatão dos Guararapes, município com o maior volume de chuvas no período (161,2 mm), o abastecimento foi suspenso devido ao acionamento do protocolo de segurança das seguintes áreas: Curado 1, Coqueiral, Cavaleiro (Fiteiro), Nossa senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Alto Jardim Quitandinha, Carlos Pinto, Rua São Paulo, Alto Santa Rosa, Curado IV parte alta), Curado V, Engenho Velho, Socorro, Sucupira, Arthur Xavier, Jardim Floriano, Vila Rica, Santo Aleixo, Jaboatão Centro, Padre Roma, Malvinas, Vista Alegre, ViIa Rica, Dois Carneiros, Monte Verde e Jardim Jordão.

Camaragibe

Em Camaragibe, está suspenso o abastecimento de água no Aberto Maia, Santa Mônica, Alto Santo Antônio, Areeiro, Rosa Selvagem, Tabatinga, Vale das Pedreiras, Aldeia, Borralho e Bairro dos Estados.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário