GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 24 de maio de 2025

BRIGA PELO PODER

MDB de Pernambuco define hoje rumo do partido no Estado

Depois de uma campanha dura e repleta de acusações dos lados adversários, o MDB de Pernambuco define, hoje (24), quem vai liderar o partido nos próximos dois anos e, por consequência, comandar a sigla durante as eleições de 2026. De um lado, o atual presidente, Raul Henry, tenta se manter no cargo. Do outro, o deputado estadual Jarbas Filho busca ocupar a função, com o apoio do pai, o ex-senador e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos.

O clima até a noite de ontem, nas horas finais para consolidar os apoios, era de incerteza dos dois lados. Embora aliados tanto de Raul quanto de Jarbinhas tenham tentado passar a imagem de que ambos estão confiantes na vitória, ninguém ouvido por este blog tinha 100% de certeza do resultado, demonstrando o páreo duro dessa eleição.

Não é para menos. Disputam a liderança do partido um aliado histórico de Jarbas Vasconcelos e o próprio filho dele. Raul Henry milita ao lado de Jarbas desde os 19 anos de idade e é tido por muitos como o sucessor natural do ex-senador na política. Mas Jarbinhas é o filho, que recebeu o apoio do pai nessa campanha, mesmo depois de o ex-governador se afastar da política para cuidar da saúde.

Campanha, aliás, que chega ao fim marcada pelas mágoas que ficarão do processo. Raul Henry acusou Jarbinhas de explorar a imagem de Jarbas Vasconcelos sem que ele estivesse em condições de julgar os fatos políticos. Jarbinhas acusou Raul de ser “ingrato, mentiroso, leviano e covarde”. Após a decisão de hoje, cicatrizar essas feridas será difícil, mas fundamental para que a legenda construa um novo tempo.

A consequência para quem perder a eleição, segundo definiu um emedebista histórico, é o “arquivamento”, ou seja, tanto Raul Henry quanto Jarbinhas terão muita dificuldade em disputar qualquer espaço em 2026 sem estarem na liderança do MDB.

Há ainda o pano de fundo do pleito majoritário para o Governo de Pernambuco, no ano que vem. A tendência é de que a sigla se mantenha ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em caso de vitória de Henry. Se der Jarbinhas, há uma possibilidade de a legenda abraçar o lado da governadora Raquel Lyra (PSD), embora membros do partido ressaltem que não há ainda certeza sobre essa medida e que não seria nada imediato.

As cartas estão na mesa, e os 97 emedebistas com direito a voto decidirão quem assume o novo diretório. Ao todo, a sigla conta com 11 prefeitos em Pernambuco. Raul Henry tem o apoio de dois deles. Já o deputado Jarbas Filho está amparado pelos outros nove. A votação será realizada das 9h às 13h na Câmara Municipal do Recife.

JARBAS VASCONCELOS EM VÍDEO 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, ontem, o ex-governador Jarbas Vasconcelos reforçou o apoio ao filho, Jarbinhas, na eleição do MDB de Pernambuco. “Junto com o deputado Jarbas Filho, o senador Fernando Dueire e várias outras lideranças que integram a nossa chapa, convido todos vocês para se unirem a nós nessa nova jornada. Vamos juntos trazer de volta o MDB que sempre conhecemos, um partido em favor do povo de Pernambuco. Queremos um MDB protagonista no nosso Estado. Um partido que volta a trabalhar com firmeza para ajudar a população, especialmente aqueles que mais precisam. Contamos com vocês para reconstruir um MDB unido, forte e independente”, afirmou Vasconcelos.

Raul Henry também postou vídeo

O atual presidente do MDB-PE, Raul Henry, também gravou um vídeo e postou, ontem, na véspera da eleição interna. No material, o secretário de Relações Institucionais do Recife lembrou que sua ligação com o MDB vem desde a adolescência, quando participou das primeiras campanhas de Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores da sigla. Ele ressaltou que, em 2020, o partido chegou a ter 23 prefeitos, sendo o segundo maior em número de prefeitos no Estado, mas reconheceu que o MDB se dividiu internamente. “Reconheço que, quando nos dividimos a partir de 2022 e começou a haver uma certa divisão de opiniões dentro do partido, nós perdemos força. Mas espero que a gente volte a construir unidade partidária para que o MDB volte a crescer em Pernambuco”, destacou Henry.

Por Larissa Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário