GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 2 de julho de 2025

FAMÍLIAS LUTAM POR JUSTIÇA

Famílias de Olinda (PE) aguardam indenização por demolição de prédios há 20 anos 


Há 20 anos, várias famílias mutuárias da Caixa em dois edifícios (Iguana e Igara) no Jardim Atlântico, em Olinda (PE), lutam por justiça num imbróglio com o banco e sua seguradora. Hoje, recebem um auxílio moradia, que segundo informações dos proprietários dos antigos imóveis, é de R$ 600,00. O valor médio de um aluguel na região fica na casa dos R$ 2.000,00.

Em 2019, quando a ação foi para a fase de execução, a ministra do STJ, Isabel Gallotti, através dos REsp 1899288 e REsp 1803225 (Recursos Especiais) deixou em sobrestado, denominando Tema Repetitivo1.039 – que trata de todas as questões do Sistema de Financiamento Habitacional (SFH) -, todas as ações que tivessem no polo passivo do SFH.

Em 2024, após deferidos três votos favoráveis às famílias, o ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, pediu vistas, interrompendo o trâmite mais uma vez. Os prédios foram demolidos recentemente por questões estruturais e de solo, alguns proprietários faleceram e herdeiros aguardam por uma decisão final da justiça.

Equipe Coluna Esplanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário