Carla Zambelli publica carta de renúncia: “Decisão extrema”
Deputada federal Carla Zambelli Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Decisão foi tomada após STF ordenar a nomeação do suplente
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma carta nesta sexta-feira (12) em que anuncia a renúncia ao mandato. O documento foi divulgado por seus advogados e endereçado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, aos deputados e ao povo brasileiro.
Na carta, Zambelli afirma que tomou a decisão após o STF determinar a perda de seu mandato. Segundo ela, a Câmara dos Deputados havia rejeitado a cassação ao concluir que não existiam provas para a medida.
A deputada diz que o Parlamento exerceu sua competência constitucional ao analisar o caso e que o plenário confirmou a inexistência de fundamento jurídico para a perda do mandato. Ainda assim, segundo o texto, o Judiciário decidiu de forma contrária.
– É diante desse quadro que tomo esta decisão extrema. Renuncio – escreveu a parlamentar.
Zambelli afirma que a renúncia não ocorre por medo ou desistência, mas como forma de denunciar o que chama de desrespeito à soberania do voto popular. Ela sustenta que seu mandato foi interrompido mesmo após o reconhecimento formal, pela Câmara, da falta de provas.
No documento, a deputada também critica o que classifica como avanço de um Poder sobre outro e afirma que sua renúncia deve ficar registrada como um marco institucional.
Ao final, Zambelli se dirige aos eleitores e diz que suas convicções permanecem intactas. Ela encerra a carta afirmando que “mandatos podem ser interrompidos, mas a voz de um povo não”.
Leia na íntegra:

Nenhum comentário:
Postar um comentário