GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 8 de dezembro de 2024

POLÍTICOS SE APROVEITAM

Além da fé, Festa do Morro da Conceição é palco de campanha política

Entra ano e sai ano, a Festa do Morro da Conceição – que acontece neste domingo (8) – não perde umas das suas características mais fortes além da fé: ser um palco importante para toda a classe política pernambucana. Não precisa, necessariamente, ser véspera de ano eleitoral. Todos querem estar lá, serem vistos e sentir a receptividade da população.

Nas proximidades do Santuário, é possível encontrar incontáveis cartazes de políticos. Não só os espontâneos, feitos por militantes, mas os colocados pelos próprios parlamentares para serem lembrados pelos fiéis.

Para o cientista político Hely Ferreira, pela ligação entre religião e política ser um aspecto marcante da sociedade brasileira, eventos como a Festa do Morro da Conceição ganham um caráter especial nesse contexto.

“A religião e a política sempre estiveram muito próximas, principalmente em um País como o Brasil, onde a religiosidade é muito presente na vida das pessoas. A Festa do Morro da Conceição tem um caráter muito especial”, analisou.

Até mesmo os horários de subida no Morro são estratégicos. Este ano, por exemplo, os principais adversários políticos do Estado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participam da Festa do Morro em horários bem distintos.

Enquanto a tucana visita o local às 6h30 da manhã, o socialista participa de uma missa no início da noite, às 18h30. Mas se depender dos sinais já vistos no Morro, ambos terão uma boa receptividade da população.

Como consequência do trabalho dos dois após o desabamento do teto do Santuário, ocorrido em 30 de agosto, apoiadores espalharam imagens em ode aos políticos. “Governadora Raquel Lyra, obrigada pela reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Morro agradece pela reconstrução do Santuário”, diz um banner; “O Morro sabe quem trabalha com fé no futuro. Obrigado, João Campos”, diz outro.

Mas apesar dessa situção mostrar aos pernambucanos que existe uma antecipação do calendário eleitoral de 2026, a disputa entre militâncias não influencia na busca por votos, segundo Hely Ferreira. “Há uma antecipação do calendário eleitoral. Isso já acontece há bastante tempo. Mas em relação aos cartazes, é disputa de militância. Os candidatos sabem que isso não soma em nada com relação à busca dos votos”, defendeu o professor.

Visibilidade

Segundo Hely Ferreira, as tradicionais visitas políticas à festa ensinam que a presença é importante, não apenas para ganhar apoiadores, mas para mantê-los. Já a não ida ao Morro pode representar uma perda de capital político.

“Se realmente ocorrer essa disputa entre os dois ao Governo do Estado daqui a dois anos, tudo que for de espaço, de visibilidade e de popularidade, eles vão disputar. E nesse aspecto, a Festa do Morro da Conceição pode não dar voto a eles, mas a ausência poderá tirar”, argumentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário