Renda alta, lucro baixo: despesas levam mais de 75% da renda de Santa Cruz e Treze-PB

No duelo da pré-Copa do Nordeste contra o Treze-PB algumas despesas do custo operacional chamaram atenção dos torcedores do Santa Cruz
Mais
de meio milhão em gastos. Os números do borderô da partida entre Santa
Cruz e Treze-PB pela pré-Copa do Nordeste chamou atenção dos tricolores
nas redes sociais. De uma renda de R$ 860.980,00 sobraram como receita
somente R$ 209.982,47, ou seja 75,61% do montante foram só despesas. Se
contarmos que parte dessa receita foi fatiada entre 60% (Cobra Coral) e
40% (Galo da Borborema). Para o Tricolor do Arruda, restou a mísera
quantia de R$ 125.989,48 efetivamente ganhos na partida.
O
termo "custo futebol" abrange todas as despesas associadas à realização
de uma partida e pode ser classificado em cinco categorias principais:
gastos com o quadro móvel (seguranças, equipe e material de limpeza,
ambulância, gastos com som, placar etc); custo da confecção dos
ingressos; taxas de arbitragem, anti-doping e seguro obrigatório; taxas
das federações e impostos. Entre outras despesas que variam entre os
clubes.
No duelo da pré-Copa do Nordeste
algumas despesas chamaram atenção dos torcedores do Santa Cruz. Como,
por exemplo, controle de acesso, emissão e venda de ingressos (R$ 132
mil); assessor de imprensa - CEAF (R$ 28 mil); alimentação e lanche (R$
25 mil) e taxa de limpeza e conservação (R$ 15 mil). Além disso, a
Federação Pernambucana de Futebol (FPF) recebeu o montante de R$
68.879,40 - o equivalente a 8% da renda.
Se
por um lado, os gastos foram altos. Por outro, os tricolores enfrentam
uma série de dificuldades no Arruda, como filas intermináveis nas
entradas, banheiros em condições precárias, preços abusivos cobrados
pelos vendedores ambulantes e, houve até denúncia de ingressos não
válidos vendidos pela plataforma oficial do clube.
Comparação de borderôs do Santa Cruz:
1ª: Semifinal do Pernambucano: 35 mil pessoas (Última partida de 2024)
2ª: Pré-Copa do Nordeste: 20 mil pessoas (Primeira partida de 2025)
Alimentação / lanches:
1ª: R$ 2,5 mil x 2ª: R$ 25 mil
Bilheteiros / porteiros:
1ª: R$ 9,7 mil x 2ª: R$ 25 mil
Limpeza e conservação:
1ª: R$ 4,4 mil x 2ª: R$ 15 mil
Assessor de imprensa - CEAF
1ª: Não teve custos x 2ª: R$ 28 mil
Paulo Mota
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