GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 30 de junho de 2025

FERIADOS DO SEGUNDO SEMESTRE

Quais são os feriados do segundo semestre? Confira lista e se programe



Apenas um feriadão está marcado no calendário para quem estuda ou trabalha no Recife



A poucas horas para findar a metade do ano, quem deseja se preparar para pausas no trabalho, na faculdade ou na escola precisa ficar atento ao que o calendário de feriados do segundo semestre tem para oferecer.

Para quem sonha com feriados prolongados para fazer uma viagem rápida, ter um descanso no sofá ou aproveitar uma praia, os próximos meses de 2025 não reservam notícias boas. 

É que muitos dos feriados vão cair no meio de semana ou até mesmo em sábados ou domingos.

Para quem trabalha ou estuda no Recife, o semestre começa com um feriado marcado para julho: dia 16, uma quarta-feira, é dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana.

Em agosto, nada de feriado. E, na sequência, haverá três feriados em domingos: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

Depois, outro feriado em fim de semana: a Proclamação da República, 15 de novembro, será em um sábado.

O mês de novembro ainda tem um terceiro feriado nacional: o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 20, uma quinta-feira. 

Em dezembro, um feriadão para o recifense: 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva da capital pernambucana, será numa segunda-feira, o que possibilita a emenda com o fim de semana.

O ano se encerra com o Natal, 25 de dezembro, caindo numa quinta-feira — e a véspera, por consequência, numa quarta-feira. A véspera de Ano-Novo, 31 de dezembro, será numa quarta-feira. 

Confira lista de feriados do segundo semestre

Julho

16 de julho (quarta-feira): Nossa Senhora do Carmo *feriado municipal no Recife

Setembro

7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro
12 de outubro (domingo):
 Nossa Senhora Aparecida

Novembro

2 de novembro (domingo): Finados
15 de novembro (sábado): Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

8 de dezembro (segunda-feira): Nossa Senhora da Conceição *feriado municipal no Recife
24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal *ponto facultativo após 14h
25 de dezembro (quinta-feira): Natal
31 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Ano-Novo *ponto facultativo após 14h


Por Fabio Nóbrega

CONFUSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE

Vereador do Recife aciona polícia contra professores que o chamaram de "fascista e racista" na Câmara

Vereador Eduardo Moura (Novo) chamou polícia contra manifestantes na Câmara (Foto: Reprodução/Câmara do Recife)

Eduardo Moura foi segurado por parlamentares durante tumulto após suspensão da sessão


A sessão ordinária foi suspensa logo em seguida, sendo retomada 10 minutos depois.

Fora do plenário, Eduardo Moura precisou ser segurado por colegas parlamentares, incluindo colegas da bancada de oposição, como o líder Felipe Alecrim (Novo). Durante o tumulto, os sindicalistas deixaram a Câmara escoltados pelas vereadoras Liana Cirne e Jô Cavalcanti (PSOL).

O que diz a Câmara Municipal

Em nota, a Câmara Municipal do Recife "reafirma o seu lugar como espaço democrático, de diálogo e de respeito com as diferentes correntes ideológicas".

"O Poder Legislativo Municipal é formado por 37 parlamentares, legitimamente eleitos, que devem exercer as suas funções dentro dos limites estabelecidos pelo Regimento Interno da Casa, Lei Orgânica do Recife e Constituição Federal", escreveu.

O que diz o vereador

Por meio de nota, a assessoria do parlamentar disse que “um integrante do Simpere, encorajado pelo sindicato, incitou manifestantes, no plenário, chamando o vereador Eduardo Moura (Novo) de racista e fascista”.

Ainda segundo a nota, a acusação é “falsa e criminosa”. “Mesmo com os pedidos para que as acusações parassem, o integrante do sindicato continuou a chamar o parlamentar de racista”, acrescentou a assessoria parlamentar.
Por fim, a nota disse que o vereador “se manteve calmo e, mesmo com a permanência das agressões, em nenhum momento, o alterou o tom de voz”. 

“O parlamentar defende a democracia e a liberdade de expressão, mas repudia toda e qualquer expressão contra a honra e dignidade de qualquer pessoa, inclusive de parlamentares. E rejeita veementemente qualquer tipo de ação ou comportamento desrespeitoso que incitem a desordem pública”.

O vereador disse que vai registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil para apurar criminalmente a ação realizada pelos integrantes sindicais envolvidos no caso.

O que diz o sindicato

Em nota, o Sindicato Municipal Dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) repudiou o comportamento do parlamentar. Leia a íntegra:

“O SIMPERE vem a público repudiar veementemente a atitude autoritária e persecutória do vereador Eduardo Moura (Novo), durante a sessão da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira, 30 de junho.

Durante o debate democrático nas galerias, professoras e professores expressaram sua indignação frente a um político que, em maio deste ano, protagonizou um dos episódios mais lamentáveis contra a liberdade de expressão e a luta antirracista: a retirada de uma bandeira com os dizeres “Por uma educação antirracista” da Escola Municipal Anita Paes Barreto. Um ato racista, violento, e em desacordo com os princípios da Constituição e das leis que garantem a liberdade sindical e o direito à educação com compromisso social.

Na tentativa de intimidar a manifestação legítima da categoria, o vereador acionou a Polícia Militar, criando um ambiente de intimidação e censura. O SIMPERE considera essa postura uma grave ameaça à democracia e à liberdade de organização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Não aceitaremos que nossa categoria seja criminalizada por exercer o direito à livre manifestação política e sindical. Os profissionais da educação do Recife têm lado: o lado da democracia, da justiça social e da luta antirracista. As galerias do povo não serão silenciadas por aqueles que tentam transformar o debate político em caso de polícia.

Seguiremos firmes na luta por uma escola pública crítica, democrática e antirracista, com liberdade de cátedra, valorização profissional e respeito à nossa atuação sindical.”

DP


CONFUSÃO NO SHOPPING RIO MAR

Mesas e cadeiras no chão: briga entre homem e mulher gera tumulto em restaurante de shopping no Recife

Discussão entre um homem e uma mulher terminou em confusão em um restaurante no shopping RioMar (Reprodução)

Imagens que circulam em grupos de WhatsApp mostram o tumulto no restaurante Zio


Uma discussão entre um homem e uma mulher terminou em confusão, no último fim de semana, em um restaurante no shopping RioMar, no Pina, na Zona Sul do Recife.

Imagens que circulam em grupos de WhatsApp mostram o tumulto no restaurante Zio, na hora do almoço.

No vídeo, é possível observar o momento em que uma mulher entra no estabelecimento com uma criança.

Ela discute com um homem, entre as mesas. Em um determinado momento, a mulher e o homem trocam empurrões.

A mulher, então, parte para cima de pessoas que estavam em uma mesa, bem perto.

Na confusão, a mesa e cadeiras vão parar no chão. Pelo menos duas mulheres caem e outras pessoas terminam se envolvendo no tumulto.

Até a criança participou do tumulto, batendo em uma mulher.

O restaurante disse que lamenta o ocorrido, mas que não foi nada relacionado ao estabelecimento.

DP

VIOLÊNCIA

Vídeo: Homem é agredido após arranhar carro em Boa Viagem: "Vão me matar"

Vídeo: Homem é agredido após arranhar carro em Boa Viagem: "Vão me matar" (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O caso aconteceu na madrugada do sábado (28)

Um homem foi agredido por um grupo de pessoas, incluindo seguranças de um bar, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na madrugada do sábado (28).

A vítima, ainda não identificada, é uma pessoa em situação de rua que teria arranhado o carro de um dos clientes do estabelecimento comercial. O relato foi feito por moradores da região à reportagem. 

Segundo testemunhas, após depredar o veículo, o homem foi arrastado por seguranças do local que passaram a agredi-lo. O episódio também foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais.

As imagens mostram ao menos dois agressores. Nelas, a vítima aparece caída no chão e grita “Socorro” e “Vão me matar, é?”.

 

Desespero

Em condição de anonimato, uma moradora de Boa Viagem relatou ter chamado a Polícia Militar (PM) ao ouvir o homem pedir ajuda. Ela narrou como foram os momentos de tensão e as agressões.

“O homem gritava 'Eu vou morrer' enquanto era agredido. Fiquei desesperada e liguei para a polícia, mas, quando o policial chegou, me disse que não encontrou ninguém. O PM me disse que ia procurar para ver se a vítima tinha dado entrada em uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] próxima ao local”, descreve a moradora.

Igor Fonseca

TRAGÉDIA NO MAR

Família de advogada contrata advogados para acompanhar investigação de naufrágio

Maria Eduarda gravou vídeo momentos antes do naufrágio (Reprodução)

O responsável pelo trabalho é o escritório de Célio e Pedro Avelino, que tem atuação principalmente na área criminal.


A família da advogada Maria Eduarda Carvalho de Medeiros, de 38 anos, que morreu em um naufrágio no Grande Recife, no dia 21 deste mês, contratou advogados para acompanhar as investigações.

O responsável pelo trabalho é o escritório de Célio e Pedro Avelino, que tem atuação principalmente na área criminal.

A informação foi confirmada, nesta segunda (30), pelo advogado Pedro Avelino, filho de Célio Avelino.

Esta semana, está previsto o início de tomada de depoimentos relativos ao caso, que está com a Delegacia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife.

Um dos primeiros depoimentos deve ser da mãe da advogada. 

Além da Polícia Civil,  Marinha do Brasil abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente com a embarcação.

O veleiro em que Maria Eduarda passeava virou no mar, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

O namorado dela, o médico urologista Seráfico Júnior, de 55 anos, escapou com vida, ficou hospitalizado até a sexta (27) e também deve depor nos próximos dias.

Na sexta-feira (27), o advogado do médico, Ademar Rigueira, concedeu uma entrevista coletiva, em Boa Viagem, e repassou informações sobre o que teria acontecido no dia do naufrágio.

Rigueira contou, por exemplo, que os dois não usavam colete salva-vidas.

Ainda conforme o defensor do médico, o casal saiu de um condomínio em Muro Alto, Ipojuca, a bordo de um barco movido a vela, indicado para áreas rasas.

Conforme o advogado, esse tipo de embarcação não necessita de carta náutica, a "habilitação" para navegar, e já estava com a família do médico há 30 anos. Rigueira afirmou, também, que o médico havia doado a "embarcação para o condomínio. Então, era um barco para todo mundo usar. Além do mar ser raso, há a proteção dos arrecifes".

O advogado relatou que a embarcação foi ‘sugada’ pela correnteza e virou ao bater nos arrecifes. “Eles saíram agarrados no barco, que afundou mais adiante, e foram levados pela correnteza.”

Buscas

O corpo de Maria Eduarda foi encontrado na terça-feira (24), entre as praias de Gamboa, em Ipojuca, e Calhetas, no Cabo, no quarto dia de buscas feitas pela Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros.

DP

CHUVAS EM PERNAMBUCO

Chuvas em Igarassu afetaram 165 pessoas e 65 seguem em abrigos da prefeitura

Conforme os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima, (APAC), Igarassu foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuvas nas últimas 72h (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com a Prefeitura de Igarassu, algumas famílias já retornaram para suas casas ou foram para residências de familiares.


As chuvas que atingiram a cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), neste fim de semana, afetaram 165 pessoas, segundo dados divulgados pela gestão municipal. Desse total, 65 pessoas seguem abrigadas no Serviço de Convivência do Loteamento Agamenon.

Imagens que circularam nas redes sociais no sábado (26) mostram várias residências do Loteamento Agamenon tomadas pela água após as fortes chuvas que atingiram o município.

Conforme os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Igarassu foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuvas nas últimas 72h, contabilizando 162,32 mm no bairro de Cruz de Rebouças.

Segundo a Prefeitura de Igarassu, o Comitê de Enfrentamento às Chuvas inspecionou neste fim de semana a ponte do Rio São Domingos (em frente à sede da Guarda Municipal), a ponte do Agamenon, a estrada da comunidade Pitanga e a comunidade Margaret Thatcher.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a cidade registrou inundações nos rios Côngrua e Monjope, no Canal do Manancial, no rio Alexis e no Açude de Araripe.

No sábado (28), a prefeitura emitiu um Decreto de Emergência para intensificar as ações de enfrentamento, garantir apoio à população e facilitar o acesso a recursos estaduais e federais. 

O Governo do Estado também enviou reforços da Defesa Civil de Pernambuco para a cidade.

Bartô Leonel

PREVISÃO DO TEMPO

Apac emite alerta amarelo para RMR e Matas Norte e Sul e prevê chuvas até manhã da terça (1º)

Vista do Recife, em dia de chuva forte - Foto: Clima ao vivo/Reprodução

Distúrbio Ondulatório de Leste está causando aumento da instabilidade e ocasionando pancadas de chuva



A tarde e noite desta segunda-feira (30) deve ser de chuvas moderadas e pontualmente fortes na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Sul e Norte.

A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que emitiu um alerta amarelo de "estado de observação".

Segundo o comunicado, um Distúrbio Ondulatório de Leste está causando aumento da instabilidade e ocasionando pancadas de chuva.

Precipitações de intensidade moderada e pontualmente forte devem atingir, principalmente, na Zona da Mata Sul e Sul da Região Metropolitana do Recife. 

"A previsão indica continuidade dessas chuvas até a terça-feira (1/7). No Agreste e em pontos do Sertão, também podem ocorrer pancadas de chuvas de intensidade fraca a moderada", destacou a Apac.

Inmet também emitiu alerta

Nesta segunda-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo para parte de Pernambuco e mais três estados do Nordeste.

O comunicado de acumulado de chuva, de "perigo potencial", indica precipitações na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano.

Em outros estados, as áreas afetadas são Agreste e Mata paraibana, e parte do litoral de Alagoas e do Rio Grande do Norte.

 O comunicado do Inmet destaca para possibilidade de chuvas de até 50 milímetros, além de baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.


Por Portal Folha de Pernambuco

SANTA CRUZ - CÉU OU INFERNO

Veja cenários do Santa Cruz para a próxima rodada da Série D

Jogadores do Santa Cruz (Rafael Vieira/DP Foto)

Santa Cruz pode garantir classificação antecipada ou cair para terceiro lugar do Grupo A3


Entre o céu e o inferno. O Santa Cruz entra em campo no próximo fim de semana com a chance de transformar sua campanha na Série D do Campeonato Brasileiro em um verdadeiro conto de fadas ou de se complicar e ligar o sinal de alerta. Líder do Grupo A3 com 22 pontos, o Tricolor do Arruda enfrenta o América-RN, em um confronto que pode selar a vaga coral com três rodadas de antecedência ou custar caro na reta final da fase de grupos.

Cenário do "Céu": vitória contra o América-RN e tropeço do ASA-AL

Caso vença a equipe potiguar, o Santa Cruz chegará aos 25 pontos e não poderá mais ser alcançado por Sousa-PB, Horizonte-CE e Treze-PB, garantindo assim a classificação antecipada à próxima fase da competição. Ferroviário-CE e Santa Cruz-RN ainda podem igualar a pontuação, mas como se enfrentam na penúltima rodada, apenas um deles poderia ultrapassar o clube pernambucano, o que torna a vaga certa em caso de vitória.

O triunfo diante do América-RN também pode devolver ao Tricolor do Arruda a liderança geral da Série D. Para isso, o time precisa torcer por um tropeço do ASA-AL diante do Sergipe, no próximo sábado (5), às 17h, no estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca. O confronto entre os líderes do Grupo A4 pode ser determinante para a briga coral pela melhor campanha geral da primeira fase.

Cenário do "Inferno": derrota e queda na tabela

No entanto, o cenário pode se inverter caso o Santa Cruz tropece. Uma derrota fora de casa somada a uma vitória do Central sobre o Santa Cruz-RN no domingo (6) pode empurrar a equipe para a terceira colocação do grupo. O detalhe é decisivo: apenas os dois primeiros colocados decidem o primeiro confronto do mata-mata como mandante, e cair para a terceira posição complicaria o caminho tricolor no torneio.

Reta final

Após o confronto com o América-RN, o Santa Cruz terá pela frente uma sequência de jogos que pode definir seu destino: enfrenta o Santa Cruz de Natal (em casa), o Horizonte-CE (fora) e encerra a primeira fase diante do Treze-PB, em casa. A diferença para o vice-líder Central é de apenas dois pontos, o que reforça a importância de somar pontos agora para evitar sufoco nas rodadas finais.

Paulo Mota

REAÇÃO DO POVO

Internautas criticam fala de Cármen Lúcia sobre “213 milhões de tiranos”


A declaração da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, depois de votar na quinta-feira (26) a favor de que plataformas possam ser responsabilizadas por conteúdos de usuários sem ordem judicial, recebeu críticas e memes nas redes sociais.