Lula resiste em Pernambuco, mas avaliação negativa supera a positiva no Estado
Pernambuco ainda é um reduto lulista, pelo que indicam os números da pesquisa do Instituto Opinião, revelados em parceria com este blog. O presidente Lula (PT) ainda mantém o favoritismo em todos os cenários e em todas as regiões do Estado e, se as eleições fossem hoje, venceria a disputa contra Jair Bolsonaro (PL).
Mas, mesmo com esses dados positivos, a pesquisa deve servir de alerta para o presidente e para as lideranças petistas de Pernambuco. A avaliação do Governo Lula está longe de garantir conforto para a disputa em 2026, sendo ele o candidato ou apadrinhando alguém.
A avaliação negativa da gestão é o dobro da positiva. Em outras palavras, o povo pernambucano votaria em Lula para não votar em Bolsonaro, mas não está nada satisfeito com a administração. O percentual de entrevistados que considerou a gestão como péssima foi de 25,7%. Somente 10,5% disseram que o Governo Lula é ótimo.
Um número tão alto de pessoas considerando que a gestão Lula 3 é péssima em um Estado que sempre acolheu o presidente e o PT é um sinal de desânimo do povo com seu líder e com o Partido dos Trabalhadores, talvez porque as políticas públicas do Governo Federal não estejam chegando na ponta ou talvez porque a população esteja com dificuldade de enxergar o que Lula está fazendo por ela, indicando, nesse caso, falha de comunicação.
Um dado curioso do mesmo levantamento é o surgimento do nome do prefeito do Recife, João Campos (PSB) na resposta espontânea. Estando apenas na segunda gestão à frente da capital e sem ter vencido a governadora Raquel Lyra (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado, que só acontece em 2026, João já foi citado por 1,1% dos entrevistados quando questionados em quem votariam para presidente da República.
Como tem forte inserção na Região Metropolitana do Recife, o prefeito poderá contribuir com o presidente Lula na busca para melhorar os resultados na área, já que o melhor desempenho de Lula foi no Sertão do Estado. Mas, para isso, Lula precisa vir a Pernambuco, algo sem previsão de acontecer até o momento.
BOLSONARISMO CONSOLIDADO EM PE
A pesquisa Opinião revelou que mesmo com a resistência do eleitorado petista em Pernambuco, o bolsonarismo se consolidou no Estado e não dá sinais de recuo. Um percentual de 14,4% de pessoas que votariam em Jair Bolsonaro, depois de tudo que foi a gestão do ex-presidente para Pernambuco, é altíssimo. Não interessa, para essa parcela da população, se o ex-presidente simplesmente não entregou nenhuma melhoria para o povo do Estado. Estão fechados com o capitão.
Por Larissa Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário