GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 25 de outubro de 2025

COMPESA

Testes da Adutora de Serro Azul entram na fase final e devem ser concluídos até o fim do ano



A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está na reta final dos testes da Adutora de Serro Azul, que liga o município de Palmares, na Mata Sul, à BR-232, entre Caruaru e Bezerros. Dos 58 quilômetros de extensão, 51 já foram testados, restando sete para a conclusão, prevista ainda para este ano. O andamento das operações foi acompanhado pelo presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, pelo diretor de Planejamento e Controle Operacional, Flávio Coutinho, além de engenheiros e técnicos da companhia.

A obra tem como objetivo ampliar o abastecimento de água no Agreste, região que enfrenta o maior déficit hídrico de Pernambuco. A transposição da Barragem de Serro Azul vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas nos municípios de Bezerros, Gravatá e no distrito de Insurreição, em Sairé, com acréscimo de vazão de 150 litros por segundo. “Ao longo da fase de testes, enfrentamos vários desafios, que estão sendo vencidos. Estamos bem próximos da conclusão para que a água chegue às torneiras da população”, afirmou Nóbrega.

O Complexo de Abastecimento de Água de Serro Azul é composto por uma barragem com capacidade de 303 milhões de metros cúbicos, uma adutora de 58 km, quatro estações elevatórias e dois reservatórios, que juntos acumulam 4,5 milhões de litros de água. O investimento total do empreendimento é de R$ 230 milhões, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Governo de Pernambuco e da Compesa.

Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário