Governo brasileiro confirma ausência de Trump e Milei em encontro pré-COP30
Brasil espera mais de 60 nações, mas evita confirmar lista de líderes
O governo brasileiro confirmou, nesta sexta-feira (31), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e o da Argentina, Javier Milei (Partido Libertário), não estarão presentes na Cúpula de Líderes. O encontro, que antecede a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), está agendado para os dias 6 e 7 de novembro de 2025, em Belém.
Apesar das ausências de líderes de países importantes, o Brasil informou que a Cúpula contará com a participação de 57 chefes de Estado e chefes de governo. Além disso, 43 nações e organizações internacionais terão representações, e 39 ministros também são esperados no evento. A COP30 propriamente dita ocorrerá de 10 a 21 de novembro.
O negociador-chefe do Brasil na COP30, Maurício Lyrio, disse que o governo não pode divulgar a lista dos líderes confirmados neste momento, alegando “por questões de protocolo”. Lyrio também informou não ter previsão sobre quando a relação de chefes de Estado será tornada pública.
As reuniões bilaterais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com outros líderes estão programadas para 5 de novembro. O negociador-chefe também evitou revelar quais serão esses encontros diplomáticos, justificando que “Ainda é cedo para anunciar com quem são as bilaterais”. Segundo ele, a antecipação dessas informações “pode gerar atrito diplomático e uma sensação de que foram passados para trás”, visto que há solicitações de diversos países.
Participaram da coletiva de imprensa com os jornalistas a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, a diretora executiva da COP30, Ana Toni, além do negociador-chefe Maurício Lyrio.
Juan Araujo

Nenhum comentário:
Postar um comentário