Época muito aguardada pelos brasileiros para curtir a festa, ou simplesmente viajar, o carnaval também é uma época que traz muitas oportunidades para os empreendedores, tanto para quem deseja ganhar dinheiro extra ou começar a empreender durante a folia.
Para o carnaval 2025, a expectativa da Prefeitura do Recife é de atrair mais de 3,5 milhões de foliões durante os seis dias de festa. Com isso, a gestão municipal espera que a folia na capital movimente R$ 2,7 bilhões na economia local. Já em Olinda, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, a expectativa é de que cerca de 4 milhões de pessoas participem das festividades em 2025. O evento deve movimentar R$ 400 milhões na economia da cidade.
Com o grande fluxo de turistas e foliões nas ruas, uma oportunidade para aproveitar esse período, além da venda de alimentos e bebidas, é a produção de adereços e itens de fantasia, pois grande parte dos foliões acaba deixando esses detalhes para a última hora.
Para quem quer empreender no carnaval, mas ainda não deu o passo inicial, o analista do Sebrae-PE, Omero Galdino, destaca que uma das principais iniciativas é encontrar o nicho desejado para atuar. Ele orienta também que observar qual a necessidade das pessoas durante o carnaval pode trazer oportunidades.
Entre as principais tendências de mercado para empreender no carnaval, de acordo com o analista do Sebrae-PE, estão as áreas da beleza, alimentação e bebidas, venda de adereços, confecção de abadá ou até mesmo aluguel de fantasias. Ele diz que além de ter uma boa presença nas redes sociais, é importante gerenciar bem o estoque dos produtos, de acordo com a demanda do público, com antecedência para ter um melhor retorno financeiro.
Para se destacar diante da concorrência, uma dica do analista é oferecer algo diferenciado ao público. “Por exemplo, pensar em trazer algo personalizado, algo exclusivo, como fantasias especiais e drinks temáticos. É importante também pensar na agilidade do atendimento ao cliente para que ele tenha a melhor experiência”, orienta.
FANTASIA, ADEREÇOS E MUITO BRILHO
Foi com o intuito de empreender e exercitar a criatividade que a jornalista recifense Amanda Miranda, de 32 anos, criou a loja Vamo Brilhar em 2018. A ideia nasceu com a ideia de custear o desfile da troça com amigos que ela criou junto com os amigos.
“Para arcar com os custos do bloco, vendemos kits com glitter, um porta-cerveja e fantasia, produtos feitos por nós e pela minha mãe. Foi assim que percebi que poderia expandir as criações com peças diversas e abri, despretensiosamente, uma conta no Instagram. A troça só desfilou naquele ano, mas depois me vi pesquisando referências e já imaginando como seria o próximo carnaval da Vamo Brilhar”, conta.
Com o sucesso inicial da loja, a empreendedora começou a investir também em peças com novos materiais como miçangas, paetês e tecidos, durante a pandemia. “O ticket médio quase dobrou no carnaval de 2023, em comparação com o último antes da pandemia. Isso também fez com que a durabilidade dos produtos aumentasse muito e, por isso, a procura. Hoje, tenho uma base de clientes que procuram as novidades ano a ano. Na última feira em que estive, por exemplo, uma pessoa me disse que usa a mesma ombreira desde 2023 e ela está intacta”, disse. De acordo com ela, apostar na qualidade dos produtos desperta a confiança das pessoas em fazer novas compras.
Na loja, Amanda produz brincos, tiaras, ombreiras e acessórios, como anéis e presilhas. Com a demanda dos clientes, ela também passou a revender meia arrastão. Ela conta que planejamento já começa no fim de cada carnaval. “Em 2024, a movimentação começou em novembro, para as festas no início de fevereiro. O que se mantém é que janeiro e fevereiro sempre são os meses de destaque”, afirma.
Para o carnaval 2025 a loja já conta com crescimento de aproximadamente 1000% nas atividades no perfil do Instagram nos últimos três meses. As vendas são feitas para todo o país pelo site: www.vamobrilhar.com.br, com entrega pelos Correios, aplicativo e com a possibilidade de retirada em loja parceira.
Em receita total, no ciclo de 2023, houve um aumento de 90% em relação a 2020, crescimento que se manteve em 2024. A expectativa para 2025, com o carnaval em março e um maior período de vendas, é que essa tendência continue.
A maquiadora Vitória Paiva, de 28 anos, que trabalha na área há 13 anos, o carnaval também é um período de maior movimento de clientes. Ela é natural de Belo Jardim e mora no Recife desde 2014. “A demanda é bem alta, bem alta mesmo. Já teve ano que eu queria me dividir em duas para poder atender todas as foliãs que apareciam para mim nos quatro dias. As produções, os eventos, não se restringem aos quatro dias de carnaval. Praticamente um mês antes, já começam as prévias e elas gostam de ir produzidas”, conta.
Ainda de acordo com ela, o faturamento no carnaval chega a superar as outras épocas do ano. “O faturamento praticamente triplica, porque são quase 13 horas de trabalho por dia, dentro de quatro dias de festa. São clientes da cidade, de outro estado, até mesmo de outros países, como já atendi por diversas vezes. O primeiro semestre do ano acaba sendo bem melhor do que o período de festas de fim de ano. Então, se eu não morasse numa cidade carnavalesca, provavelmente eu viria só para atender nesse período”, revela.
Segundo Vitória, as tendências nos últimos anos e também para a maquiagem no carnaval deste ano são as pedrarias e aplicações mais coloridas, que podem se estender até o penteado. “Delineados gráficos coloridos e brilhantes e furta cor, vão cair muito no gosto do pessoal esse carnaval”, destaca Vitória.
CAPACITAÇÃO
Até o dia 14 de fevereiro, o Sebrae Pernambuco e a Prefeitura de Olinda estão realizando o projeto Empreendedores do Carnaval de Olinda, com o objetivo de capacitar gratuitamente, mais de 500 pessoas. A iniciativa tem foco nos vendedores de comidas e bebidas e ocorre como forma de assegurar a qualidade dos serviços oferecidos no período. As capacitações organizadas pelo Sebrae-PE já estão sendo oferecidas, na Sala do Empreendedor de Olinda (Avenida Liberdade, 68, Carmo).
A capacitação traz temas como qualidade no atendimento ao turista/visitante/cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, formalização do microempreendedor individual (MEI) e entendimento sobre custos, despesas e preço de venda.
Por: Thatiany Lucena
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