José Múcio diz que forças armadas não têm dinheiro nem para combustíveis e peças
A situação econômica do Brasil está cada vez mais crítica, e o próprio ministro da Defesa deixou claro que não há recursos nem para o básico. Em audiência pública nesta terça-feira (30), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), José Múcio expôs aos senadores a fragilidade orçamentária das Forças Armadas.
Ele foi direto: “Eu vim atrás de ajuda. Somos o maior país da América Latina, temos 52% do PIB da região, mas as Forças Armadas não sei nem se estão entre as três primeiras. Temos bastante equipamento comprado, mas não temos dinheiro para comprar combustíveis e peças”. As informações são do Blog Thalita Moema.
Múcio destacou que a instabilidade no orçamento coloca em risco a soberania do Brasil, mesmo diante de avanços na indústria de defesa e operações humanitárias. Ele comparou os números: enquanto o mundo aumenta seus gastos militares, o Brasil responde por apenas 1% dos investimentos globais, mesmo sendo a décima maior economia.
Se qualquer país atacar o Brasil hoje, estamos todos na pior se dependermos das forças armadas.
No final, o contraste foi irônico: se para as Forças Armadas falta dinheiro até para rodar os veículos, “a situação está boa apenas para o PCC, que de acordo com informações escusas tem armas até para exportação.”
Por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário