Indicado de Bruno Dantas à Anac tem ligação a fraude
Moreira é acusado de falsificar assinaturas e inserir dados falsos na Caixa
Antônio Mathias Nogueira Moreira, indicado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já respondeu a processo por irregularidades quando atuava como gerente da Caixa Econômica Federal na Bahia.
Moreira foi acusado de falsificar assinaturas e inserir dados falsos em sistemas internos do banco para liberar empréstimos a uma empresa da qual ele mesmo era sócio.
O caso ocorreu em 2020, na agência da Caixa na cidade de Amélia Rodrigues (BA), a cerca de 100 km de Salvador. Um inquérito policial foi aberto, e a Procuradoria da República na Bahia também investigou o episódio.
Documentos obtidos pela Folha de S. Paulo, mostram que Moreira firmou um acordo de não persecução penal, comprometendo-se a pagar dois salários mínimos da época (R$ 2.424) e a não mudar de endereço sem aviso prévio à Justiça.
Apesar disso, o episódio não interrompeu sua trajetória profissional. Hoje, ele é diretor-executivo de Governança, Integridade e Riscos da Caixa Cartões, subsidiária da Caixa, e também atua como presidente do Conselho de Administração da Infra S.A., estatal ligada ao Ministério dos Transportes.
Além disso, integra o Conselho Fiscal da BRF, uma das maiores empresas de alimentos do país.
A indicação à Anac foi enviada ao Senado em julho e busca preencher a vaga deixada pelo fim do mandato de Ricardo Bisinotto Catanant.

O indicado tem o perfil ideal para a equipe d'O Carniça.
ResponderExcluir